Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Prefeito de Teixeira de Freitas esvazia irmão de Loyola ao entregar nova pasta do Turismo à esposa
Prefeito de Teixeira de Freitas esvazia irmão de Loyola ao entregar nova pasta do Turismo à esposa
Por Política Livre
05/09/2025 às 09:15
Atualizado em 05/09/2025 às 09:39
Foto: Arquivo Política Livre

A criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, anunciada esta semana pela Prefeitura de Teixeira de Freitas, mexeu no tabuleiro político local e resvalou no cenário estadual. Isso porque ao criar a nova pasta, o prefeito Marcelo Belitardo (União) esvaziou a que é comandada por David Loyola (PSB), irmão do secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola (PT).
David, que preside o PSB em Teixeira de Freitas, foi nomeado em fevereiro deste ano para comandar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Agora, a pasta passa a cuidar apenas da área econômica.
Para a nova secretaria, o prefeito nomeou a própria esposa, Penélope Bellitardo. O detalhe é que ela ficará no cargo por, no máximo, sete meses, uma vez que será candidata a deputada estadual e, para tanto, precisa deixar o posto até abril do ano que vem. Os adversários do chefe do Executivo municipal dizem que a primeira-dama vai apenas "veranear" na função. Penélope era secretária de Cultura. Agora, ela ganhou o reforço do Turismo, ampliando seu poder, enquanto Davi Loyola foi enfraquecido.
Em 2022, Marcelo Bellitardo apoiou a candidatura de ACM Neto (União) a governador. Em 2024, Neto subiu no palanque da reeleição do prefeito. Mas logo depois da vitória nas urnas, o gestor migrou para a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e nomeou o irmão de Adolpho Loyola.
O prefeito de Teixeira de Freitas já decidiu que vai sair do União Brasil. Ele pode, inclusive, retornar ao PT, partido ao qual já foi filiado.
