Preso em Simões Filho suspeito de executar líder quilombola Mãe Bernadete
Por Redação
12/09/2025 às 10:21
Foto: Conaq / Divulgação / Arquivo

Um dos suspeitos de executar a líder quilombola Mãe Bernadete foi preso na manhã desta sexta-feira (12), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. O crime ocorreu em 17 de agosto de 2023. A informação é do G1.
De acordo com a Polícia Civil, Josevan Dionísio dos Santos, conhecido como “BZ” ou “Buzuim”, foi capturado após perseguição policial. Durante a fuga, ele fez a companheira e os dois filhos reféns, mas se rendeu após negociação conduzida por equipes da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), que garantiu a libertação das vítimas sem ferimentos. Uma pistola calibre 9 mm, de fabricação turca e com numeração raspada, foi apreendida.
Incluído no Baralho do Crime em abril do ano passado, Josevan era considerado um dos foragidos mais perigosos da Bahia. Além do assassinato de Mãe Bernadete, ele é investigado por integrar uma organização criminosa atuante em Simões Filho e região, envolvida em roubos, tráfico de drogas e homicídios. O suspeito foi levado ao Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc), passou por exames legais e segue custodiado à disposição da Justiça.
