/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Saúde itinerante vai atender beneficiários do Planserv em Catu

Saúde itinerante vai atender beneficiários do Planserv em Catu

Por Redação

04/09/2025 às 06:33

Foto: Divulgação/Arquivo

A expectativa é de que cerca de 250 pessoas sejam beneficiadas com a realização de aproximadamente 960 atendimentos

De 11 a 13 de setembro, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais, em parceria com a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), lança em Catu o Programa Saúde Itinerante, que oferecerá uma série de consultas e exames aos beneficiários do plano. A estrutura será montada na Praça da Aruanha, em frente ao palco de eventos, com atendimentos de ultrassonografia, mamografia, preventivo, eletrocardiograma, ecocardiograma e consultas médicas com clínico geral, cardiologista, ginecologista e oftalmologista – além de exames oftalmológicos. Todos esses serviços serão disponibilizados sem cobrança de coparticipação ou desconto na franquia dos beneficiários.

A expectativa é de que cerca de 250 pessoas sejam beneficiadas com a realização de aproximadamente 960 atendimentos em apenas três dias. Para a realização dos exames, também não será exigida requisição médica. O projeto vai além da ação em Catu: trata-se de uma estratégia estruturada para ampliar o acesso à saúde no interior da Bahia, onde há dificuldade em encontrar prestadores de determinadas especialidades.

Segundo o vice-presidente da Fetrab, Reonei Menezes, a proposta é expandir o Saúde Itinerante para outros municípios, criando um hub móvel de atenção primária com consultórios adaptados, equipamentos portáteis de diagnóstico e integração digital ao sistema do Planserv. “O modelo contempla quatro linhas assistenciais – Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso e Saúde Mental – alinhadas às políticas nacionais de saúde e aos algoritmos de risco utilizados pela Assistência”, explicou.

Além de consultas e exames para os servidores públicos, seus dependentes e agregados no Planserv, o programa prevê ações educativas, coleta laboratorial com laudos digitais, uso de telemedicina e painéis de indicadores que permitem mensurar resultados clínicos e econômicos em tempo real. A iniciativa busca reduzir a sinistralidade da Assistência, fortalecer a produtividade dos servidores e valorizar o papel dos sindicatos como agentes de promoção da saúde.

Catu foi o primeiro município a ser contemplado pelo programa graças à mobilização do vereador Neto Cachorrão, que atendeu ao chamado de beneficiários do Planserv em busca de apoio.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.