Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Sessão na Assembleia é marcada por votação de projetos e manifestação por melhorias no Planserv
Sessão na Assembleia é marcada por votação de projetos e manifestação por melhorias no Planserv
Por Carine Andrade/Política Livre
09/09/2025 às 17:56
Atualizado em 09/09/2025 às 22:55
Foto: Política Livre

Uma manifestação pacífica de servidores estaduais, que seguravam bandeiras com os dizeres "Devolva o meu Planserv" e "Governador, não deixe o servidor morrer", marcou o Primeiro Expediente da sessão plenária, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na tarde desta terça-feira (9). Os servidores chegaram à Casa com um minitrio e de forma ordeira ocuparam as galerias para acompanhar a sessão.
Com a mudança na gestão do plano de saúde, os profissionais do Estado temem que as negociações de aprimoramento do Planserv sejam interrompidas.
Na última semana, a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) divulgou uma carta pública lamentando a exoneração da coordenadora-geral do Planserv, Maria do Socorro Brito. Ela foi substituída por Luiz Eduardo Barreto Perez.
O líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), que conduziu o Primeiro Expediente, tranquilizou os servidores e afastou o risco de interrupção do grupo de trabalho criado especialmente para discutir as propostas de melhorias para o Planserv. Ele pontuou que as sugestões alinhadas até aqui não serão perdidas e que uma reunião com o novo gestor será marcada assim que ele "tome pé" sobre as demandas do plano.
Projetos aprovados
Já sob a condução da presidente Ivana Bastos (PSD), os deputados votaram dois projetos de autoria do Executivo, entre eles, o PL 25.865/2025, que assegura às pessoas em situação de rua o direito de fazer a Carteira de Identidade sem custos; e o PL 25.897/2025, que altera o prazo de convocação dos policiais militares da reserva remunerada para o exercício de atividades na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros ampliando de 24 meses para 36 meses, prorrogáveis por igual período. As matérias foram votadas por acordo entre os líderes da maioria, Rosemberg Pinto (PT), e da minoria, Tiago Correia (PSDB).
Ao todo, foram votados dois projetos enviados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), três de utilidade pública e outros sete de autoria dos deputados. Além disso, sete Comendas Dois de Julho também foram apreciadas nesta tarde, totalizando 19 matérias.
