Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Só três estados oferecem transparência total sobre emendas, aponta levantamento
Só três estados oferecem transparência total sobre emendas, aponta levantamento
Por Redação
30/09/2025 às 08:06
Foto: Kayo Magalhães/Arquivo/Câmara

Um estudo da Transparência Internacional – Brasil revela que apenas três estados brasileiros — Acre, Distrito Federal e Minas Gerais — divulgam de forma integral as informações sobre emendas estaduais. No caso das obras públicas, somente Ceará e Goiás mantêm plataformas completas sobre a execução física e financeira dos projetos. A informação é do jornal "O Globo".
O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), divulgado nesta terça-feira (30), avaliou os 26 estados e o Distrito Federal em 106 critérios. A média nacional foi de 68,8 pontos, classificada como “boa”. Espírito Santo (95), Goiás (93) e Minas Gerais (89) lideram o ranking, enquanto Amapá (47), Roraima (48) e Acre (50) aparecem nas últimas posições, todas na faixa “regular”.
A ONG alerta que as falhas de transparência se tornam mais graves diante de iniciativas no Congresso que buscam limitar investigações sobre parlamentares e desvios de emendas. Para Renato Morgado, gerente da entidade, a combinação de baixa divulgação de dados com barreiras institucionais pode criar “o cenário perfeito para a corrupção”.
O relatório também identificou avanços desde a primeira edição, em 2022, como maior divulgação sobre incentivos fiscais, proteção a denunciantes e combate ao nepotismo. Mesmo assim, a ONG ressalta que nenhum dos temas avaliados é cumprido integralmente por todos os estados.
