/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

STF abre debate sobre inteligência artificial e provas digitais no processo penal

STF abre debate sobre inteligência artificial e provas digitais no processo penal

Por Mônica Bergamo/Folhapress

10/09/2025 às 12:49

Foto: Antonio Augusto/Arquivo/Ascom/STF

Luís Roberto Barroso

O STF (Supremo Tribunal Federal) e o IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) promovem, no próximo dia 17, o workshop "Racionalidade Penal na Era Digital", que propõe discutir os impactos da tecnologia no sistema de justiça.

É a primeira vez que as duas instituições organizam um evento conjunto. A abertura ficará a cargo do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e do presidente do IBCCRIM, Antonio Pedro Melchior.

O encontro reunirá juízes, acadêmicos e especialistas para debater temas como inteligência artificial, criptoativos, reconhecimento facial e provas digitais, que vêm transformando investigações criminais e processos judiciais.

Segundo Melchior, a iniciativa "reforça a necessidade de diálogo entre a doutrina e o Poder Judiciário, abrindo espaço relevante de trocas e experiências sobre o tratamento da questão digital no sistema de justiça".

O evento também marcará o lançamento do livro "Ne bis in idem. História, teoria e perspectivas", da professora Keity Saboya, e acontecerá na sala de Sessões da Segunda Turma do STF.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.