/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Tesoureira do PT pede solidariedade a deputados que votaram pela blindagem e diz que havia acordo

Tesoureira do PT pede solidariedade a deputados que votaram pela blindagem e diz que havia acordo

Por Artur Búrigo e Fábio Zanini, Folhaapress

20/09/2025 às 19:11

Atualizado em 20/09/2025 às 19:11

Foto: Julia Leite Agência PT

A tesoureira do PT, Gleide Andrade

A tesoureira do PT, Gleide Andrade, disse a uma plateia de militantes em Montes Claros (MG) na quinta-feira (18) que os 12 deputados do partido que votaram a favor da PEC da Blindagem "seguiram uma orientação" partidária. Ela também cobrou solidariedade a eles, por estarem sofrendo.

Uma das principais dirigentes do partido, Gleide afirma que havia um acordo segundo o qual o voto pela blindagem evitaria o avanço da anistia para condenados por golpismo. No dia seguinte, no entanto, a Câmara aprovou a urgência da anistia.

"A primeira coisa que nós temos que ser é justos com a história e justos com as pessoas. Os 12 votaram porque seguiram uma orientação. E no meio do caminho, alguns votaram e quando viram a repercussão nas redes, voltaram atrás", afirmou a dirigente partidária.

O voto favorável dos 12 pela blindagem, que impede investigações e processos judiciais a parlamentares sem aval do Congresso, gerou uma crise no PT.

Entre os deputados que apoiaram o projeto estão membros da cúpula partidária, como Jilmar Tatto, um dos vice-presidentes nacionais, Odair Cunha, ex-líder da bancada na Câmara, e Kiko Celeguim, presidente do diretório paulista.

Segundo Gleide, "esses 12 estão sendo crucificados, está todo mundo em cima deles, porque a impressão que fica é que eles votaram em causa própria, e não é", afirmou.

Ela disse que o próprio presidente do PT, Edinho Silva, confirmou o acordo de aprovar a blindagem para rejeitar a anistia. "O presidente do PT, companheiro Edinho, disse isso na GloboNews. Tinha, sim, um acordo. E por causa do rompimento desse acordo a Câmara votou uma anistia ampla e irrestrita", afirmou.

Ela afirmou ainda que a anistia é o grande tema de debate no momento, pelo risco de "dar a chave da cadeia para Bolsonaro e todos aqueles que executaram, pensaram e tramaram o golpe".

"Onde passa um boi, passa uma boiada. Não vem com esse papo de anistia light, de redução de penas. Eles querem livrar todos que atentaram contra o Estado Democrático de Direito", disse.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.