/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Voto de Dino é visto como político por bolsonaristas por aliviar militares

Voto de Dino é visto como político por bolsonaristas por aliviar militares

Por Fábio Zanini/Folhapress

10/09/2025 às 08:25

Foto: Felipe Sampaio/Arquivo/STF

Flávio Dino

O voto do ministro Flávio Dino (STF) foi considerado "político" por bolsonarista, ao sinalizar alívio de pena para os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira. Seria uma forma, avalia o defensor de um dos réus, de mandar um recado de distensão para as Forças Armadas.

Já para o Congresso, ele enviou sinais trocados. Por um lado também defendeu amenizar as responsabilidades do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin. Ao mesmo tempo, bateu duro na possibilidade de aprovação de anistia.

O ministro defendeu a condenação deles, mas que seja considerada a "participação de menor importância" quando for definido o tamanho da pena. "Creio que uma técnica justa [...] é considerarmos que há possibilidade de redução da pena abaixo do mínimo legal", sugeriu.

Sobre Ramagem, Dino afirmou que ele deixou o governo Bolsonaro em março de 2022 e, portanto, "tem uma menor eficiência causal". No caso de Heleno, o ministro disse que não identificou ações do ex-ministro do GSI na trama golpista no segundo semestre de 2022. Sobre Paulo Sérgio, ele argumenta que o militar em algum momento mudou sua posição sobre a trama golpista e passou a demover Bolsonaro das ações antidemocráticas.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.