Home
/
Noticias
/
Radar do Poder
/
A ideia 'brilhante' contra a candidatura de Neto, as polêmicas pesquisas para o Senado, a pé de cavalo de Mata e o reforço a Afonso Florence
A ideia 'brilhante' contra a candidatura de Neto, as polêmicas pesquisas para o Senado, a pé de cavalo de Mata e o reforço a Afonso Florence
Por Política Livre
29/10/2025 às 15:16
Atualizado em 29/10/2025 às 20:11
Foto: Arquivo Política Livre
Questão de confiança
Nos bastidores, petistas de Brasília torcem o nariz para a ideia de Ronaldo Carletto, presidente do Avante na Bahia, ser o suplente de uma eventual candidatura do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), ao Senado. O motivo: o dirigente já foi suplente de Cacá Leão (PP) quando o hoje secretário de Governo da Prefeitura de Salvador concorreu a senador na chapa de ACM Neto (União) em 2022. Apesar disso, Rui tem dito aos colegas de partido que Carletto é mais confiável do que Coronel.
ronaldo carletto politica livre
Fofoca política
Em conversa com a coluna, o senador Angelo Coronel (PSD) disse não entender de onde a imprensa tira, segundo ele, tantas versões sobre 2026. “Disseram agora que minha mulher seria vice, e não é verdade. Defendo que a vice continue sendo do MDB. Já disseram que eu seria candidato a deputado estadual, e também não é verdade. E que meu herdeiro, Ângelo Filho (PSD), hoje estadual, sairia para federal junto com Diego Coronel (PSD), o que nunca se tratou. Isso sem falar que eu aceitaria compensações para desistir da reeleição. Nada disso é verdade. Quero é ser senador”, resumiu.
Futuro incerto
O deputado federal Dal Barreto (União) avalia não disputar a reeleição em 2026 após a repercussão da Operação Overclen, da qual foi o alvo mais recente. Segundo aliados, o parlamentar já estaria em busca de um nome de confiança para quem possa transferir seus votos. A cautela de Dal reflete o impacto político das investigações, que ainda seguem em curso. Familiares do parlamentar, no entanto, o estimulam a concorrer para assegurar o foro privilegiado.
'Mente brilhante'
Descoberta a origem do vazamento para um site local da informação sobre a desistência de ACM Neto de concorrer ao governo em 2026, o que produziu estragos na candidatura. A ideia, 'brilhante', para não dizer o contrário, teria brotado do próprio escritório do político do União Brasil, sem o seu conhecimento, naturalmente, como estratégia para conter o grande rol de pedidos de deputados e outras lideranças sobre ele.
acm neto divulgacao
Novas Lutas
A decisão de um setor da corrente petista Construindo um Novo Brasil, hegemônica no PT, de apoiar a candidatura à reeleição de Afonso Florense à Câmara dos Deputados pode representar dificuldades para os demais candidatos ligados a ela. Tradicionalmente, a militância de um grupo petista costuma se dividir no apoio a nomes que se apresentam como pertencentes ao grupo nas eleições.
Afonso Florence Política Livre
Impacto
A CNB de Todas as Lutas, no entanto, resolveu mudar o script para 2026, alterando a rota e fazendo uma aposta em Florense, que é da Democracia Socialista, uma outra corrente. Considerada ousada, a iniciativa do setor da CNB vai dar um empurrão na campanha do atual secretário chefe da Casa Civil do governo Jerônimo Rodrigues, mas deve fragilizar os demais membros da própria corrente.
Quem é viável
Tanto é que, depois do movimento, cresceu o questionamento quanto à viabilidade das demais candidaturas da CNB, mesmo daqueles que já são deputados, embora a avaliação seja de que sofrerá mais quem ainda não tem mandato. Ao decidir apostar em Afonso, a CNB de Todas as Lutas não firmou um pacto de apoio com um parlamentar qualquer. Afinal, o homem é o chefe da Casa Civil do governo.
Nicho
Contra a ideia de Rui Costa de usar pesquisas como critério para escolher o candidato ao Senado na chapa de Jerônimo, assessores do senador Angelo Coronel (PSD), que disputa com ele e Jaques Wagner a posição, têm sugerido que ele defenda que a sondagem seja feita entre os prefeitos baianos, onde, de acordo com os apoiadores do político, possui a preferência no apoio para senador.
Etarismo
Quanto a Wagner, para ficar na chapa, os mesmos apoiadores de Coronel têm outra sugestão. Dizem que, se quiser mesmo virar 'imexível', deixando a vaga para a disputa entre Rui e o senador do PSD, o melhor seria usar o critério da antiguidade. Eles ponderam que, depois do petista, Coronel é o maior beneficiário numa seleção nestes termos, porque, afinal, é mais velho que Rui.
jaques wagner flavio sande politica livre
Alagoiano
Autor do parecer citado 15 vezes pela defesa de Jair Bolsonaro no julgamento da trama golpista, o criminalista José Carlos Porciúncula, que é sobrinho do famoso advogado Nabor Bulhões, apesar de alagoano de nascimento, atende a vários clientes na Bahia, onde concluiu a formação em Direito na UFBA que consolidaria em Universidades da Espanha e Alemanha antes de radicar-se em Brasília.
A Biruta Tonta
Em Mata de São João, a “super secretária” biruta tonta por natureza tenta todos os dias roubar os holofotes, já sonhando com a sucessão. Mas sua brutalidade peculiar e arrogância de berço vão, pouco a pouco, afastando essa cidadã da cadeira que tanto almeja. Nos corredores da cidade, já se comenta que vereadores preparam um dossiê detalhado sobre as humilhações e abusos cometidos contra os subordinados.
Pitacos
* Setores da Polícia Civil andam impressionados com o grau de exposição a que uma família milionária da Bahia chegou devido a um divórcio que foi judicializado. A avaliação é que a disputa por bens de luxo com detalhes sobre a vida dos herdeiros na mídia não é algo com que se possa brincar numa cidade tão violenta como Salvador.
* O advogado Carlos Sodré, ex-número 1 de Geraldo Simões na secretaria de Agricultura no governo Jaques Wagner, tomou gosto pela ideia de concorrer ao Senado, impulsionado pelo incentivo de amigos, que já distribuem santinhos e outras propagandas da pré-campanha.
* Quase para na Delegacia um bate-boca entre duas madames - uma das quais bastante conhecida - num salão de beleza frequentado por socialites por causa de comentários considerados preconceituosos sobre a diferença de padrão de algumas casas num mesmo condomínio de luxo da Praia do Forte.
* Assessores de José Carlos Aleluia acreditam que a última pesquisa sobre a sucessão na Bahia, apesar de falha em relação ao Senado, para cuja disputa não foi colocado o nome de Angelo Coronel, trouxe um panorama importante sobre a disputa ao governo, mostrando que ele conseguiu consolidar seu nome. Falta agora crescer.
jose carlos aleluia divulgacao
* O deputado federal Leo Prates (PDT) anda apreensivo com a possibilidade de perder o apoio da vereadora de Salvador Marcelle Moraes (União) à reeleição em 2026. O motivo? O namoro da edil com o também deputado federal Neto Carletto (PP).
* Prevendo o revés, Leo tenta atrair outra vereadora: Roberta Caíres (PP). O deputado levou a edil para um périplo em Brasília esta semana junto com aa esposa, Ana Paula Prates, chefe do Serviço Social Autônomo, estrutura criada pelo prefeito.
Whats App Image 2025 10 29 at 14.05.45
* O deputado Marcinho Oliveira (PRD) integra a comitiva da Comissão de Agricultura da Assembleia que embarcou à França para participar do Salão do Chocolate de Paris. O detalhe é que o parlamentar não costuma participar das reuniões do colegiado.
* Cada um dos seis integrantes da comissão vai receber mais de R$23 mil em diárias, conforme revelou esta semana o Política Livre. No total, o périplo pela terra do romancista Marcel Proust vai custar cerca de R$140 mil aos cofres públicos.
1 Comentário
Sebastião Antônio Cardoso Vieira
•
05/11/2025
•
12:32
