Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
CNB de Todas as Lutas decide apoiar reeleição de Afonso Florence em seminário sobre conjuntura e novos movimentos no PT baiano
CNB de Todas as Lutas decide apoiar reeleição de Afonso Florence em seminário sobre conjuntura e novos movimentos no PT baiano
Por Redação
25/10/2025 às 14:45
Foto: Divulgação/Caio Agusto | CNB de Todas as Lutas, tendência interna do Partido dos Trabalhadores
A CNB de Todas as Lutas, tendência interna do Partido dos Trabalhadores e setor da corrente majoritária do partido, realizou neste sábado (25) seu seminário estadual em Salvador, com uma análise de conjuntura nacional conduzida por Luís Dulci, ex-ministro do governo Lula e um dos principais intelectuais do PT, e Marcelino Galo, deputado estadual e Jonas Paulo, dirigente estadual petista.
A grande novidade do encontro foi o movimento em curso de apoio ao professor Afonso Florence, atual secretário da Casa Civil, para deputado federal — um gesto de aproximação entre a CNB de Todas as Lutas e a Democracia Socialista, corrente liderada por Florence. O dirigente mantém um forte e direto diálogo com o governador Jerônimo Rodrigues, o que reforça o caráter estratégico dessa articulação dentro do PT baiano.
Outra grande novidade no seminário foi a participação de Geraldo Simões, ex-prefeito de Itabuna, e Benito Brasileiro, ex-secretário da Prefeitura de Senhor do Bonfim e assessor especial do governador. Figuras históricas da história do PT Bahia.
O seminário marca um momento de reorganização interna, com debates sobre os rumos do governo, do partido e das relações com os movimentos sociais e a universidade — um movimento novo e decisivo dentro do próprio PT.
Na Bahia, a CNB de Todas as Lutas tem entre suas principais lideranças Gutierres Barbosa (secretário nacional inter-religioso do PT), Petra Peron (secretária estadual LGBT), Ivan Alex (ex-secretário nacional de Movimentos Sociais), Taise Conceição (coordenadora estadual de Segurança Alimentar do PT) e a professora e advogada Iêda Franco (diretora da Escola Luiza Mahin).
Encerrando o encontro em clima de confraternização e valorização da cultura local, foi servido um almoço especial no tradicional Restaurante Alaíde do Feijão, ícone da culinária baiana e símbolo da hospitalidade soteropolitana.
