/

Home

/

Noticias

/

Justiça

/

CNJ autoriza nome da desembargadora Pilar e Tobio na chapa de Rotondano

CNJ autoriza nome da desembargadora Pilar e Tobio na chapa de Rotondano

Por Redação

15/10/2025 às 09:29

Atualizado em 24/10/2025 às 16:33

Foto: Divulgação/Arquivo

José Rotondano

O único questionamento com relação à formação da chapa do desembargador José Rotondano à presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) foi resolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O plenário do CNJ decidiu, nesta terça-feira (15), que não há nenhum impedimento para que a desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, se candidate ao cargo de Corregedora do Foro Extrajudicial.

O julgamento originou-se de uma consulta da própria desembargadora para sanar eventual dúvida sobre impedimento de sua habilitação ao cargo para o próximo biênio.

De acordo com o CNJ, “embora ambos sejam órgãos diretivos e haja uma parcial sobreposição de atribuições (a matéria judicial ou extrajudicial do interior, em cada caso), os cargos não são materialmente idênticos”.

O conselheiro Guilherme Feliciano, relator do julgamento, ressaltou, ainda, que “impedir a candidatura, neste caso, seria frustrar a legítima expectativa do magistrado, criada, de boa-fé, sob a égide da norma anterior, de poder concorrer a outro cargo diretivo, impondo-lhe um prejuízo não previsto e decorrente unicamente da modernização administrativa do Tribunal”.

O julgamento consolida a chapa encabeçada pelo desembargador José Rotondano, tendo o desembargador Josevando de Andrade e a desembargadora Nágila Brito como candidatos para a 1ª Vice-Presidência, o desembargador Mario Albiani para a 2ª Vice-presidência, além da desembargadora Maria de Lourdes Medauar para a Corregedoria Judicial e a desembargadora Pilar e Tobio para a Corregedoria do Foro Extrajudicial.

A chapa conta com o apoio da atual presidente, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, além do seu antecessor, desembargador Nilson Castelo Branco, duas importantes lideranças no Judiciário baiano.

A eleição da nova Mesa Diretora do TJBA está marcada para o próximo dia 19 de novembro.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.