Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Comitiva de deputados embarca para o Salão do Chocolate de Paris após autorização da Assembleia Legislativa
Comitiva de deputados embarca para o Salão do Chocolate de Paris após autorização da Assembleia Legislativa
Por Política Livre
27/10/2025 às 22:00
Atualizado em 28/10/2025 às 01:01
Foto: Imagem ilustrativa feita por IA
Comitiva da Assembleia embarcou para a França, onde participa do Salão do Chocolate de Paris
Uma comitiva da Assembleia Legislativa da Bahia embarcou nesta segunda-feira (27) para a França, onde participa, até o dia 1º de novembro, do Salão do Chocolate de Paris, um dos maiores eventos mundiais do setor.
A comitiva é formada por seis parlamentares da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia: o presidente Manuel Rocha (União) e o vice Ricardo Rodrigues (PSD), além de Luciano Araujo (Solidariedade) e Raimundinho da JR (PL).
Também integram o grupo, como suplentes do colegiado, Marcinho Oliveira (União) e Paulo Câmara (PSDB). O pedido de viagem foi feito no início de outubro por Manuel Rocha à presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD). Inicialmente, a solicitação previa quatro integrantes, mas a comitiva foi ampliada para seis.
Os deputados viajam no mesmo voo da primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso, e do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, que representam o governo do Estado no evento. Em Paris, o grupo se junta aos prefeitos Augusto Castro (PSD), de Itabuna, e Valderico Júnior (União), de Ilhéus, dois municípios que concentram parte significativa da produção de cacau em solo baiano e brasileiro.
De acordo com a regulamentação recente da Mesa Diretora da Assembleia, o valor das diárias para missões oficiais fora das Américas é de 650 euros por parlamentar, o que corresponde a cerca de R$ 3.930,00 na cotação atual. As despesas cobrem alimentação e hospedagem durante o período da missão. Ou seja, cada deputado irá receber mais de R$23 mil em diárias.
O Salão do Chocolate de Paris é uma vitrine internacional para produtores e marcas do setor. O evento reúne expositores de mais de 40 países, com degustações, rodadas de negócios e debates sobre inovação, sustentabilidade e comércio justo. A Bahia é a maior produtora de cacau do país.
