/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Deputados ligados ao MST propõem cadastro nacional de grileiros

Deputados ligados ao MST propõem cadastro nacional de grileiros

Texto é resposta à aprovação, por comissão da Câmara, de registro de invasores de terra

Por Danielle Brant/Folhapress

26/10/2025 às 17:30

Foto: Divulgação/PF | Mapa de operação da PF em 2024 mostra área ocupada irregularmente

Imagem de Deputados ligados ao MST propõem cadastro nacional de grileiros

Deputados ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) protocolaram na última quarta-feira (22) um projeto de lei para criar um cadastro nacional de grileiros, em resposta à aprovação, pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, de registro de invasores de terra.

O projeto dos parlamentares acrescenta na lei que fixa normas de direito agrário um dispositivo que pune a grilagem om reclusão de cinco a dez anos. O ato é descrito como a utilização, como prova de posse ou propriedade e de direitos a ela relativos, de documento falsos para fins cadastrais ou tributários, em prejuízo de outra pessoa ou em benefício próprio.

O texto cria ainda o Cadastro Nacional de Grileiros, que poderá ser formado por pessoas físicas ou jurídicas. Os deputados preveem que a relação seja atualizada mensalmente com ocorrências de grilagem de propriedades públicas ou privadas.

Esse cadastro deverá conter localização com dados georreferenciados da área, registro no cartório e situação junto ao Cadastro Ambiental Rural da área e Cadastro Nacional de Imóveis Rurais. Além disso, CPF ou CNPJ de quem cometer a grilagem.

A proposta diz que se a área que for alvo da grilagem estiver ocupada por povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, por exemplo, os fatos deverão ser comunicados imediatamente ao Ministério Público Federal ou Estadual.

Além disso, determina ser crime de responsabilidade a execução, por forças oficiais, de ações de despejo contra essas pessoas sem a observância do devido processo legal.

Quem estiver inscrito no cadastro nacional de grileiros não poderá ter acesso a crédito rural e também não poderá ser nomeado para função pública ou mandato eletivo.

O projeto é uma resposta ao texto aprovado no dia 1º de outubro pela CCJ que cria um cadastro de pessoas envolvidas em ocupações de terra.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.