Ex-assessor de Moraes, Tagliaferro é detido na Itália
Por Redação
01/10/2025 às 12:54
Atualizado em 01/10/2025 às 16:47
Foto: Reprodução/Arquivo

O ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), Eduardo Tagliaferro, foi detido na Itália nesta quarta-feira (1º). De acordo com a defesa, ele foi conduzido pela polícia italiana a uma delegacia. A informação é da CNN.
Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) pelo vazamento de mensagens trocadas entre servidores do gabinete do ministro Alexandre de Moraes.
O ex-assessor está na Itália há alguns meses. Em agosto, Moraes solicitou a extradição de Tagliaferro, acusado de vazar dados sigilosos. O Ministério da Justiça informou que enviou a solicitação ao Itamaraty em 20 de agosto para formalização junto ao governo italiano.
Em setembro, Tagliaferro apresentou denúncia por videoconferência à Comissão de Segurança Pública do Senado, alegando que Moraes teria adulterado documentos para justificar operações da Polícia Federal. Segundo ele, enquanto atuava no TSE, precisou produzir um documento posterior a uma ação policial, mas a data teria sido alterada para indicar que o material técnico foi gerado antes da operação.
Tagliaferro afirma que a alteração visava evitar que parecesse que a PF realizou buscas apenas com base em uma notícia de imprensa divulgada na época.
O ministro Alexandre de Moraes, por meio de sua assessoria, rebateu as acusações no início de setembro, afirmando que todos os procedimentos de investigação foram conduzidos de forma regular. Segundo Tagliaferro, a assessoria do TSE teria sido acionada para recolher dados, que foram repassados às autoridades competentes.
