Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Ex-MDB, Colbert Martins assume comando do DC na Bahia e projeta apoio a ACM Neto em 2026
Ex-MDB, Colbert Martins assume comando do DC na Bahia e projeta apoio a ACM Neto em 2026
Por Política Livre
13/10/2025 às 19:42
Foto: Flávio Sande/Política Livre/Arquivo

O comando do partido Democracia Cristã (DC) na Bahia está sob a regência do ex-prefeito de Feira de Santana Colbert Martins, ex-integrante histórico do MDB. A decisão vale desde a última sexta-feira (10), quando a presidência estadual foi confirmada a ele em publicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A legenda do eterno presidenciável José Maria Eymael pode finalmente ter um representante baiano na Câmara dos Deputados e emplacar um nome na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a partir da eleição de 2026, tendo o próprio Colbert como um dos pretensos pré-candidatos.
As condições para colocar o nome na urna, todavia, ainda dependem de acerto com os caciques da oposição, a começar pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e ACM Neto (União Brasil), a quem Colbert já garantiu apoio na corrida ao governo do Estado.
“Eu vou discutir esse assunto com ACM Neto, com o prefeito Bruno Reis, com Zé Ronaldo e com todo o nosso grupo. [A decisão será tomada por] todos nós que fazemos parte desse mesmo grupo. Não é a questão apenas de ter o partido, é a questão de definir com o grupo quais são as estratégias que possam ser colocadas para que se tenha a possibilidade de discutir as candidaturas como um todo, deputados federais, deputados estaduais, as candidaturas de apoio, e nós vamos apoiar ACM [para o cargo de governador], não tenho a menor dúvida disso também”, disse Colbert em entrevista nesta segunda-feira (13) ao programa feirense Acorda Cidade.
Assim como ele, outro nome que se projeta para ser candidato pela Princesa do Sertão é Pablo Roberto (PSDB), eleito em 2022 como deputado estadual, disputou a prefeitura como vice de Zé Ronaldo em 2024 e em 2026 pretende brigar por uma cadeira em Brasília.
Tal como Colbert, outros quadros históricos da política brasileira ressurgem em espaços estratégicos na reformulação do DC. “O partido é presidido nacionalmente pelo ex-deputado federal João Caldas. Ele foi um dos meus colegas lá em Brasília durante 10 anos, e ele é o pai do atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas. O presidente do DC em São Paulo é Cândido Vaccarezza, que é ex-deputado federal. No momento, o partido está passando por uma reestruturação, portanto, esse é o partido que nós queremos organizar a partir de agora”, disse o ex-emedebista.
Antes de chegar às mãos de Colbert a presidência estadual do DC estava com Igor Dominguez, secretário particular do prefeito Bruno Reis, em cuja base o DC conseguiu eleger dois vereadores em 2024: Ricardo Almeida e Alemão.
