Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Geddel cutuca União Brasil e descarta apoio do MDB da Bahia a presidenciável de oposição a Lula
Geddel cutuca União Brasil e descarta apoio do MDB da Bahia a presidenciável de oposição a Lula
Por Política Livre
24/10/2025 às 13:57
Foto: Divulgação/Arquivo
O ex-ministro Geddel Vieira Lima defendeu que os diretórios estaduais do MDB tenham autonomia nas eleições presidenciais de 2026, caso a legenda não construa uma posição unânime de apoio à reeleição do presidente Lula. Na Bahia, todavia, ele afirma, de antemão, que é nula a possibilidade de endossar a candidatura de algum presidenciável de oposição petista.
“Nós temos três ministros, então a posição coerente que o povo entende é que o MDB se unifique em torno da reeleição do presidente Lula. Se isso não for possível, o caminho vai ser liberar nos estados. Apoiar um candidato de oposição é chance zero”, disse, ao provocar integrantes baianos do União Brasil.
“Nós não podemos fazer como o União Brasil, que tem três ministros e o líder deles aqui na Bahia fica posando de oposição, mas em compensação indica a Codevasf, indica tudo. Na hora de ter a boquinha eles querem, mas na hora de posar de oposição eles posam de oposição”, emendou.
Segundo Geddel, o MDB nacional tem uma tradição de liberar os estado em razão da dificuldade “de articular uma unidade absoluta” em torno do plano federal. “Lembre-se sempre que o MDB é um partido com mais de 50 anos. O PMDB foi chamado durante um tempo de partido ônibus. Ali cabia todo mundo que estava contra a ditadura, tinha comunista, tinha direitista, tinha todo mundo que tinha a democracia como sua maior bandeira. Isso remanesce até hoje”. Então, o partido respeita a posição dos estados. Agora, se tiver uma posição de unificação, eu acho que tem que ser de apoio ao presidente Lula”.
Ele disse ainda que a manutenção do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) na chapa de reeleição com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) é uma das prioridades colocas pela executiva nacional do partido.
“O MDB nacional sabe da força do MDB da Bahia, sabe da importância nossa numa convenção federal, sabe o trabalho que nós temos feito depois de todas as dificuldades pessoais que eu enfrentei, que é público e notório. Estamos mostrando de forma clara, porque quem olha pelo retrovisor é motorista para ver quem vem atrás. É seguir em frente, firmeza, resiliência e o partido está mostrando isso”, finalizou.
1 Comentário
carlos
•
25/10/2025
•
09:40
