/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Gilmar diz a Fux que ele é 'figura lamentável' e que precisa de terapia para superar traumas

Gilmar diz a Fux que ele é 'figura lamentável' e que precisa de terapia para superar traumas

Por Mônica Bergamo/Folhapress

16/10/2025 às 12:01

Foto: Ton Molina/STF/Arquivo

Gilmar Mendes

Os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux tiveram um duro diálogo nesta semana em uma das salas do STF (Supremo Tribunal Federal) próximas ao plenário.

Em um dos intervalos da sessão de quarta (15), Gilmar questionou Fux, de forma irônica, por ele ter suspendido um recurso em que Sergio Moro tenta reverter decisão que o tornou réu pelo crime de calúnia contra o próprio Gilmar.

O placar da Primeira Turma já estava em 4 a 0 contra Moro. Mas Fux pediu vista para analisá-lo melhor.

De acordo com relatos da conversa feitos à coluna, Gilmar disse a Fux: "Vê se consegue fazer um tratamento de terapia para se livrar da Lava Jato".

Em seguida, ele afirmou que o colega deveria "enterrar" o assunto "do Salvador", referindo-se a um ex-funcionário do gabinete de Fux, José Nicolao Salvador, citado numa proposta de delação premiada na década passada, e demitido pelo magistrado em 2016.

De acordo ainda com relatos, Fux reagiu. Respondeu que tinha pedido vista do caso de Moro para examiná-lo melhor e que também estava contrariado com Gilmar, que falaria mal dele em diversos lugares e ocasiões.

Gilmar afirmou que isso era verdade, mas que falava mal de Fux publicamente, e não pelas costas, por considerá-lo uma figura lamentável. E deu como exemplo o julgamento de Jair Bolsonaro, dizendo que Fux "impôs aos colegas [os ministros da Primeira Turma] um voto de 12 horas que não fazia o menor sentido", finalizando por "condenar o mordomo [o tenente-coronel Mauro Cid]", o que teria deixado "todo mundo" chateado.

Fux, segundo ainda relatos, defendeu seu voto, afirmando que era o que tinha que fazer diante do que entendia ser um massacre sofrido pelos réus da trama golpista.

Durante a discussão, outros ministros entravam e logo saíam da sala diante da tensão do diálogo.

Questionados, Gilmar Mendes e Luiz Fux ainda não comentaram o entrevero.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.