Home
/
Noticias
/
Economia
/
Haddad será dublado por mulher em podcast americano para evitar manipulação de áudio
Haddad será dublado por mulher em podcast americano para evitar manipulação de áudio
Por Ana Paula Branco, Folhapress
24/10/2025 às 17:20
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil/Arquivo
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, será dublado por uma mulher em sua participação no podcast americano The Dig, apresentado por Daniel Denvir. O programa, que costuma entrevistar figuras políticas e intelectuais de esquerda ao redor do mundo, gravou uma longa conversa com o ministro na manhã desta sexta-feira (24), em São Paulo, sobre a posição do Brasil diante das evoluções do capitalismo global.
O detalhe inusitado ficou por conta da exigência da Fazenda: o áudio da tradução para o inglês não poderia ser feito por um homem. A equipe do ministro pediu que Haddad fosse dublado por uma mulher. O motivo, segundo fontes próximas, foi precaução. A Fazenda teme que trechos do áudio possam ser recortados, remixados ou adulterados em vídeos e postagens nas redes sociais, gerando confusão ou até desinformação sobre o conteúdo da entrevista.
Segundo pessoas próximas ao ministro, com uma mulher fazendo a voz, o risco de manipulação cai drasticamente. O nome da dubladora ainda é desconhecido.
A medida é parte do cuidado crescente do governo federal com a comunicação dos seus integrantes, principalmente em ambientes digitais. O próprio Haddad já se tornou um dos alvos de críticas e desinformação nas redes sobre temas fiscais e de política monetária devido a declarações editadas ou tiradas de contexto.
Uma delas ocorreu no início deste ano, quando circulou um vídeo criado por inteligência artificial que o mostrava supostamente declarando a criação de imposto sobre pets (animais de estimação), outro sobre o Pix, e mais um imposto para quem fica grávida (pré-natal). As declarações nunca foram feitas e não há projetos sobre as supostas taxações, segundo o governo.
Em outro episódio, um vídeo usou a imagem do ministro e simulou sua voz para um golpe virtual, onde era informado um site falso que pedia login do gov.br sob pretexto de "dinheiro esquecido em contas de banco".
Ainda em 2025, o aplicativo TikTok removeu um vídeo manipulado que atribuía ao ministro Fernando Haddad declarações sobre "taxar os pobres", após notificação da AGU (Advocacia-Geral da União).
A entrevista ao The Dig foi concedida em português, com tradução simultânea feita por intérprete. A versão final, com a dublagem feminina, deve ir ao ar nos próximos dias. O podcast já recebeu convidados como a economista Laura Carvalho, o sociólogo Jessé Souza e o assessor especial de Lula (PT) para assuntos internacionais, Celso Amorim.
