Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Isabela Suarez mostra otimismo com negociação do tarifaço entre Lula e Trump e defende mais incentivo do Estado à mineração na Bahia
Isabela Suarez mostra otimismo com negociação do tarifaço entre Lula e Trump e defende mais incentivo do Estado à mineração na Bahia
Por Política Livre
30/10/2025 às 14:45
Atualizado em 30/10/2025 às 18:35
Foto: Política Livre/Arquivo
A presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, deu sinais de otimismo com as tratativas entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a revisão das tarifas impostas pelo governo americano a produtos brasileiros.
“A gente torce para que isso aconteça, está todo mundo na torcida. Isso é o que todo brasileiro quer ver, todo empresário, todo cidadão. E acho que esses dois líderes dão uma demonstração de que são efetivamente líderes e que o interesse comum está acima de qualquer coisa. Então, estamos todos aqui ansiosos por boas notícias”, afirmou, nesta quinta-feira (30), em conversa com a imprensa durante a sessão especial conjunta realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que homenageou o ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública Raul Jungmann e o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa e Mineração (CBPM), Henrique Carballal.
Jungmann, que hoje é diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), recebeu o título de cidadão baiano, em iniciativa do deputado estadual Júnior Muniz (PT), enquanto Carballal foi condecorado com a Comenda 2 de Julho, proposta pelo deputado Roberto Carlos (PV).
“Eu represento a Associação Comercial hoje aqui com muita honra, eu acompanho desde sempre a trajetória de Henrique Carballal e também do ministro Jungmann, é sempre uma oportunidade para dizer a eles de toda a contribuição, desejar boa sorte que eles continuem incentivando cada vez mais essa atividade hoje que é fundamental para o Estado da Bahia, que já ocupa a terceira posição em produção mineral e ao mesmo tempo trazer outras perspectivas”, disse.
Isabela Suarez ainda defendeu que haja mais incentivo do Estado à cadeia mineral e rebateu críticas ao setor.
“Porque até então se tinha mineração como se fosse uma coisa perigosa, e o que a gente vê, na verdade, é que o minério é vida. Estar aqui conversando com todos vocês com esse celular na mão significa que algum produto, algum item mineral está dentro disso. E como toda atividade produtiva com grande perspectiva, [a mineração] deve ser incentivada pelo Estado, regularizada, para que ela seja definitivamente sustentável e possa impactar positivamente todos os cantos de atuação, as localidades, as comunidades onde as atividades estão inseridas. Eu acho que Henrique Carballal dá uma grande contribuição e um grande passo nesse sentido à frente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. Eu desejo que ele consiga e abra muitos e muitos mais caminhos para o nosso Estado”.
Raul Jungmann está em Salvador desde a última segunda-feira (27), quando participou da abertura da EXPOSIBRAM 2025, maior evento de mineração da América Latina.
