Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Jerônimo sinaliza que haverá aumento na contribuição de servidores ao Planserv; percentual ainda está em análise
Jerônimo sinaliza que haverá aumento na contribuição de servidores ao Planserv; percentual ainda está em análise
Por Política Livre
29/10/2025 às 08:02
Foto: Política Livre
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) apontou, nesta terça-feira (28), um prazo médio de dez dias para a definição dos percentuais a serem reajustados na contribuição dos servidores estaduais ao Planserv - que é o plano de assistência médica do funcionalismo público da Bahia. Segundo ele, Estado também deverá elevar seu aporte.
O governo baiano fazia uma contribuição de 5% para viabilizar o custeio do plano, mas a participação foi reduzida para 2% nos governos Rui Costa. Em 2023, no início do mandato, Jerônimo enviou à Assembleia Legislativa um projeto para reajustar a contribuição dos servidores e acrescendo 0,5% sobre o repasse estadual, atualizando a alíquota patronal para 2,5%.
Desta vez, os números ainda estão sob análise, conforme relatou o governador nesta terça, quando teve uma agenda comemorativa em alusão ao dia do Servidor Público.
“Recebi uma uma versão parcial sobre a sustentabilidade do plano, existem algumas reações sobre municípios que não têm os serviços disponibilizados, outras vezes se falam que algumas empresas estão reagindo por conta do valor que o Planserv paga aos prestadores de serviço. Só nos resta uma opção, que é fazer a conta e ver o valor adequado. O Estado já disponibiliza recursos para bancar e financiar o plano”, iniciou.
“Nós estamos discutindo com as categorias, com as representações sindicais, nós não faremos nada sem que haja um diálogo e uma apresentação com os representantes dos trabalhadores. Espero que nos próximos dez dias a gente tenha respostas sobre isso”, emendou.
Jerônimo, todavia, evitou antecipar previsões. “Nós já vamos aumentar a parte nossa pelo que eu já vi, vai ser preciso acrescentar mais um percentual sobre a contribuição do patronal, que é o Estado. Então, nós estamos vendo que valor é que a gente precisa dialogar com os servidores públicos sobre a possibilidade de haver aumento”.
1 Comentário
Duda Gomes
•
29/10/2025
•
06:53
