Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Lewandowski diz que decisão sobre substituto de Barroso deve ser 'rápida, mas ponderada'
Lewandowski diz que decisão sobre substituto de Barroso deve ser 'rápida, mas ponderada'
Por Fábio Zanini, Folhapress
10/10/2025 às 16:36
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse que a decisão de Lula de indicar um integrante do Supremo Tribunal Federal no lugar de Luís Roberto Barroso tem de ser "rápida, mas bem ponderada".
"O presidente [Lula] tem o tempo dele, evidentemente. Ele tem uma viagem marcada para o exterior [Itália], creio que na volta dele isso venha a ser decidido", declarou Lewandowski, que é ex-ministro do STF, durante participação em um fórum do Esfera Brasil, em Belém.
Ele disse que não foi consultado por Lula sobre a decisão, e afirmou não ter preferência.
"Como brasileiro, cidadão, quero que haja alguém lá sentado na cadeira que tenha os requisitos constitucionais. Alguém com notável saber jurídico e reputação ilibada", afirmou.
Hoje são citados três nomes como favoritos para a cadeira de Barroso: o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro Jorge Messias, da Advocacia Geral da União, e o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União.
Lewandowski também disse que a investigação para descobrir o que levou à contaminação de bebidas com metanol ainda deve levar algum tempo.
"O grande problema nosso é identificar a origem do metanol, se é vegetal ou fóssil. São duas linhas de investigação distintas. Isso depende de uma perícia técnica", declarou.
Segundo ele, a polícia científica está analisando a questão. "Estamos colhendo várias amostras em diferentes estados. O resultado não é tão rápido como queremos".
Ele elogiou o anúncio feito pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo na quinta-feira (9) de criação de um protocolo de testagem para identificar a presença de metanol na bebida.
