Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
'O mandato dele não tem muito futuro', diz Ademir Ismerim sobre Binho Galinha
'O mandato dele não tem muito futuro', diz Ademir Ismerim sobre Binho Galinha
Por Política Livre
20/10/2025 às 10:18
Foto: Carine Andrade/Política Livre

O advogado eleitoral Ademir Ismerim comentou, na manhã desta segunda-feira (20), a situação do deputado estadual Binho Galinha, cuja prisão foi mantida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Ele concedeu entrevista durante o evento “Parceria que Transforma”, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.
O advogado explicou que os tempos político e criminal são distintos e que a pressão da sociedade tende a dificultar a continuidade do mandato de Binho Galinha: ˜Penso que a pressão da sociedade não vai colaborar para que ele possa se escapar dessa situação. Então eu acho que é uma situação muito difícil e que inclusive é chata para a própria Assembleia, porque você imagine você como deputado julgar os próprios colegas. Acho que na situação que ele se encontra o mandato dele não tem muito futuro˜.
Questionado sobre as discussões em torno do fim da reeleição e do mandato único de cinco anos, Ismerim destacou que, apesar do debate intenso, nada mudou na legislação vigente. Ele explicou que, embora a proposta seja limitar os mandatos executivos, a questão dos legislativos não está contemplada no projeto. “A proposta é um mandato de cinco anos, sem direito à reeleição, dos cargos executivos. Eu inclusive defendo que vá mais além, que os legislativos também. Mas isso não está contemplado no projeto”, disse.
Ismerim também comentou a função das federações partidárias, afirmando que, embora tenham sido criadas para reduzir o número de partidos, na prática elas visam preservar o poder dos pequenos partidos e garantir que eles cumpram a cláusula de barreira. “Por exemplo, a federação do PT é uma federação tranquila, enquanto que a federação de outros partidos está com dificuldade ideológica e de arrumação política em cada estado.”
Com informações da repórter Carine Andrade.
