Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Robinson Almeida rebate críticas de Bruno Reis e defende legado do governo petista na Bahia
Robinson Almeida rebate críticas de Bruno Reis e defende legado do governo petista na Bahia
Por Reinaldo Oliveira, Política Livre
16/10/2025 às 16:52
Foto: Divulgação/Ascom/Arquivo

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) rebateu as declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), feitas nesta quarta-feira (16) durante a apresentação do Plano Estratégico 2025/2028 da Prefeitura. Em entrevista coletiva, o gestor acusou o grupo político do PT de “desespero” e afirmou que o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) representa o “desejo de mudança” dos baianos após duas décadas de governos petistas no estado.
“A mudança já aconteceu quando o povo colocou fim à lógica dos coronéis. A Bahia, que antes servia aos interesses de poucos, hoje tem universidades no interior, hospitais regionais e investimentos em cultura, educação, no meio rural e entre os povos tradicionais. Isso incomoda a direita, porque ela nunca soube lidar com um Estado que prioriza o povo”, declarou Robinson Almeida em entrevista exclusiva ao Política Livre.
Segundo o parlamentar, as falas do chefe do Palácio Thomé de Souza são “eleitoreiras” e revelam “desconexão com a realidade vivida pela população baiana”.
O petista afirmou que, ao contrário do que aponta o prefeito, os governos do PT foram responsáveis por transformar a Bahia em diversas áreas estruturantes, com destaque para a saúde, educação, infraestrutura e inclusão social. Entre as ações, o deputado destacou a entrega de novos hospitais, como o do Subúrbio, Ortopédico, da Mulher, 2 de Julho, de Cuidados Paliativos e os regionais, além das policlínicas.
“Desespero tem quem está há 20 anos fora do governo do estado e não consegue apresentar uma proposta viável para o futuro da Bahia. O que Bruno Reis chama de ‘debate político’ nada mais é do que cortina de fumaça para esconder o fracasso da sua gestão à frente da capital baiana, marcada por desigualdade, abandono de bairros periféricos e uma saúde municipal colapsada”, acrescentou.
“A verdade é que os governos do PT resgataram a democracia na Bahia, os investimentos públicos estruturantes em saúde, educação e infraestrutura, descentralizando o desenvolvimento e garantindo mais qualidade de vida para todo o povo baiano. Os carlistas perdem de goleada, é só comparar”, enfatizou o deputado.
Segundo Robinson, é o campo político de direita, representado por ACM Neto e Bruno Reis, que está inquieto com a força e a solidez do projeto popular liderado pelo presidente Lula, pelos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, pelo ministro da Casa Civil Rui Costa e pelo governador Jerônimo, que “transformou a Bahia” ao longo das últimas duas décadas.
“Desespero tem quem representa a elite e o atraso, quem defende um modelo excludente e privatista, que trata o povo como problema e o mercado como solução. Bruno Reis quer esconder os problemas de Salvador, que estão em toda parte: da fila do posto de saúde ao abandono das periferias, da infraestrutura à ausência de ônibus nos bairros populares e de emprego para nossa população. Em vez de fazer autocrítica, prefere atacar quem trabalha pela maioria”, afirmou o deputado, antes de concluir.
“A Bahia não esquece que, quando esteve no poder, o grupo de ACM Neto priorizou uma política excludente, distante das necessidades reais do povo. Nosso projeto é baseado em inclusão, diálogo e investimentos estruturantes. Estamos trabalhando para ampliar avanços, não para retornar ao passado”, finalizou Robinson Almeida.
