Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Desembargador Rotondano destaca protagonismo da Bahia na abertura do Mês Nacional do Júri 2025
Desembargador Rotondano destaca protagonismo da Bahia na abertura do Mês Nacional do Júri 2025
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que é candidato à Presidência do TJ-BA
Por Política Livre
03/11/2025 às 16:19
Atualizado em 03/11/2025 às 19:22
Foto: Carine Andrade / Política Livre
O Mês Nacional do Júri 2025 foi oficialmente aberto nesta segunda-feira (3), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em uma cerimônia que contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin. A mobilização, que envolve tribunais de todo o país, busca intensificar, ao longo de novembro, o julgamento de crimes dolosos contra a vida.
Durante o evento, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que é candidato à Presidência do TJ-BA, destacou o desempenho do estado na realização de sessões do tribunal do júri e o reconhecimento nacional pelo CNJ. “A vinda do ministro consiste exatamente nisso: a Bahia tem sobressaído com o número de júris designados, com os julgamentos acontecendo numa velocidade mais do que o esperado”, afirmou a este Política Livre.
Rotondano ressaltou que o projeto Mais Júri tem se mostrado uma ferramenta eficaz no enfrentamento à impunidade e na valorização da justiça criminal. “O projeto concretiza efetivamente a necessidade que nós temos de estarmos atentos para esse tipo de crime contra as pessoas”, disse o magistrado, destacando que a Bahia, junto com Pernambuco e Amapá, foi escolhida como um dos estados prioritários para intensificar as ações do júri popular neste mês.
Segundo o desembargador, o esforço conjunto entre os tribunais e o CNJ reforça o compromisso do Judiciário com a celeridade processual e a proteção da vida. “A finalidade é essa: acompanhar e fazer com que o Tribunal de Justiça da Bahia continue se sobressaindo nos seus projetos”, concluiu Rotondano.
