/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Em dez dias, Jerônimo perde dois deputados estaduais para base de ACM Neto; movimento eleva rumores de debandada

Em dez dias, Jerônimo perde dois deputados estaduais para base de ACM Neto; movimento eleva rumores de debandada

Por Política Livre

17/11/2025 às 12:04

Foto: Arquivo Política Livre

Imagem de Em dez dias, Jerônimo perde dois deputados estaduais para base de ACM Neto; movimento eleva rumores de debandada

Jerônimo Rodrigues

O anúncio, nesta segunda-feira (17), da saída do deputado Cafu Barreto (PSD) da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para se juntar à oposição confirmou o sinal de preocupação que se instalou no núcleo governista desde o rompimento do deputado Nelson Leal (PP), ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no último dia 7.

No intervalo de dez dias, Jerônimo viu dois deputados, representantes de regiões estratégicas - Irecê e Vale do Paramirim -, migrarem para seu principal oponente de 2026, deixando pelo caminho o rastro de possíveis novas baixas. 

A movimentação de ambos repercute nos bastidores entre os colegas deputados, que fazem contas e analisam quais  condições eleitorais lhes serão mais favoráveis no próximo pleito, especialmente diante da concorrência acentuada de ex-prefeitos desejosos em ganhar uma cadeira no Legislativo. 

Leia também:

Apoio de Nelson Leal a ACM Neto liga sinal alerta na base de Jerônimo, sob temor de novas baixas

Com atuação na região de Irecê, Cafu, ex-prefeito de Ibititá, tinha sua reeleição severamente ameaçada no campo governista, cenário que muda com sua migração para a oposição, onde ele passar a figurar como o principal emissário regional de ACM Neto. 

Nesse sentido, passa a contar com apoios que não tinha enquanto estava na ala governista, como o ex-prefeito de Xique-Xique, Reinaldinho - um dos coordenadores da pré-candidatura de Neto.

Como mostrou o Política Livre, o senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, reagiu mal à decisão do deputado Cafu de marchar com ACM Neto, afirmando que não foi avisado do movimento migratório e que fala”ou dignidade política" do então aliado. “Ao menos para me dar uma satisfação… Já que está se deslocando, devia ter me procurado”, disse.

Leia mais:

“Até agora não fui oficializado”, diz Jerônimo sobre ida de Cafu Barreto para base de ACM Neto

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

3 Comentários

Avatar comentário

José Eduardo Alves Santos

17/11/2025

17:17

Chega de PT NA BAHIA
Responder
Avatar comentário

Gisla Sampaio Moura

17/11/2025

12:03

JÁ PASSOU DO TEMPO, GRAÇAS A DEUS! CHEGA! SANGUE DE CRISTO TEM PODER! FORA PT.
Responder
Avatar comentário

Paulo

17/11/2025

09:21

Chega de PT, são 20 anos, cada dia piores... Agora é Acm Neto.
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.