Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Em meio à disputa judicial, Congresso do Cidadania elege Alex Manente como presidente do partido
Em meio à disputa judicial, Congresso do Cidadania elege Alex Manente como presidente do partido
Reunião foi realizada enquanto legenda disputa comando na justiça
Por Gabriela Echenique/Folhapress
04/03/2026 às 21:15
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados/Arquivo
Cidadania elegeu o deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) como o novo presidente do partido
O Cidadania elegeu, nesta quarta-feira (4), o deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) como o novo presidente do partido.
Ele assume num momento em que integrantes disputam o comando da legenda. O racha dentro do Cidadania fez a briga parar na justiça.
Uma ala defendia que Comte Bittencourt, eleito em 2023, continuasse à frente do partido. Mas, após derrotas na justiça, Roberto Freire assumiu o comando e, em uma reunião no início de fevereiro, deliberou sobre o congresso.
Comte até tentou impedir a realização da reunião desta quarta-feira, mas o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou o recurso e manteve decisões da justiça do Distrito Federal em favor de Freire.
A ala que defende Alex Manente como novo presidente afirma que ele tem o apoio de representantes de todo o país, entre presidentes dos diretórios, como São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas. O Congresso contou com a participação de 600 pessoas.
Mas os aliados de Comte afirmam que têm maioria no partido. Mesmo com a eleição desta quarta, a disputa não parece ter fim.
Eles coletaram assinaturas de 66 membros da executiva para deliberar sobre o comando da legenda. E convocaram um novo congresso para sexta-feira (6).
