Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Aécio põe freio em articulação do PSDB de SP pró-Tarcísio e diz que decisão será do comando nacional
Aécio põe freio em articulação do PSDB de SP pró-Tarcísio e diz que decisão será do comando nacional
Presidente nacional da legenda se manifestou após decisão de Paulo Serra de não se candidatar ao governo
Por Fábio Zanini/Folhapress
22/06/2026 às 17:30
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados/Arquivo
O presidente nacional do PSDB, deputado federal Aécio Neves (MG)
O PSDB nacional colocou um freio nas articulações de tucanos paulistas para apoiarem a reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e diz que a decisão será tomada mais adiante, levando em conta uma estratégia da legenda para o país todo.
O recado foi dado após a decisão anunciada neste domingo (21) por Paulo Serra, ex-prefeito de Santo André, de não se candidatar ao governo de São Paulo. Nos bastidores, tucanos do estado negociam apoiar Tarcísio e participar de sua gestão com algum cargo.
"Nós respeitamos a decisão do ex-prefeito Paulo Serra, apesar de lamentarmos, porque víamos ali uma oportunidade de o PSDB se reafirmar em São Paulo, nesse processo de recuperação que nós estamos vivendo", diz o presidente nacional do PSDB, deputado federal Aécio Neves (MG).
Segundo ele, a definição final sobre dar apoio a candidatos a cargos majoritários em todos os estados será do comando nacional da federação formada por PSDB e Cidadania –que é presidida pelo próprio Aécio. A diretriz foi dada por uma resolução aprovada pela Executiva Nacional tucana em abril.
"Os apoios de definição em coligações majoritárias passam pela decisão da federação nacional", diz Aécio.
Segundo ele, isso será feito por meio de diálogo com as lideranças regionais. "Nós vamos fazer isso conversando, obviamente, com as lideranças locais, com o presidente da federação estadual, Alex Manente. Nas próximas semanas, vamos tomar decisões que envolvam São Paulo e outros estados brasileiros", acrescentou o presidente tucano.
