Foto: Divulgação/Arquivo
Ex-diretora-geral Márcia Telles, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) 09 de setembro de 2023 | 11:43

Funcionários e ambientalistas comemoraram saída de ex-diretora do Inema, acusada de “grosseira” e “arrogante”

exclusivas

A saída da técnica Márcia Telles da diretoria-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) do Estado foi efusivamente comemorada por ambientalistas e servidores do órgão. Até um video, com uma mensagem irônica, foi postado nas redes sociais. No registro, depois de divulgadas as palavras de despedida da ex-diretora, todos aplaudem sua exoneração.

Apesar de reconhecida como técnica, Telles era criticada não apenas no Inema como na Secretaria de Meio Ambiente, ao qual o órgão é subordinado, e em outros setores do governo. Não era incomum outros secretários e chefes de Gabinete de outras pastas que fazem interface com o Inema relatarem que ela era uma figura ‘intragável’.

Por causa das queixas frequentes ao alegado comportamento ‘grosseiro’ e ‘arrogante’ da ex-diretora, surpreendia sua longevidade na pasta. Segundo relatos, ela costumava desautorizar funcionários, diretores e até secretários, invocando seu conhecimento técnico sobre a área. Também centralizava excessivamente as decisões no órgão. Nada podia sair sem que desse ‘pitaco’.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, que assumiu seu lugar na pasta logo no início do governo Jerônimo Rodrigues (PT), em janeiro último, e trabalhou para que ela retornasse ao Inema, teria sido uma das últimas vítimas do estilo ‘autoritário” da subordinada. Por causa do amplo respaldo político de Sodré, muitos achavam que ela durou até muito no órgão.

A diferença de comportamento de ambos também teria aprofundado o isolamento de Telles no governo e entre os funcionários nos últimos meses. Ao contrário dela, o advogado é querido por colegas, diretores e subordinados porque, apesar de também conhecedor da área, é muito educado, gosta de delegar tarefas, faz questão de se relacionar com todos os órgãos da pasta e do Inema e, principalmente, ouvir o corpo técnico e funcionários, indistintamente.

Leia também: Jerônimo Rodrigues muda comando do Inema

Veja abaixo vídeo divulgado nas redes sociais:

Política Livre
Comentários