30 outubro 2024
Conforme já havia sido antecipado pelo Política Livre, o MDB e o ex-prefeito de Itabuna Geraldo Simões, um dos fundadores do PT, confirmaram nesta quarta (31) o apoio à candidatura do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade). O parlamentar será um dos adversários do prefeito Augusto Castro (PSD), cuja candidatura à reeleição foi oficializada em convenção ocorrida na noite de ontem (30).
O vice na chapa de Pancadinha, conforme especulado mais cedo pela coluna Radar do Poder, será o presidente do MDB em Itabuna, Diego Pitanga. Com os principais atores presentes, o acerto foi fechado no Café Pomar, um dos redutos tradicionais do política grapiúna, no Centro da cidade.
“O acordo com Pancadinha é a gente tirar Itabuna do atraso. Temos que desenvolver a cidade, caiu em número de habitantes e também no ranking da economia na Bahia. Se não tomarmos providências, o município vai ser logo ultrapassado por Ilhéus, Porto Seguro e Barreiras. Além disso, Pancadinha tem origem humilde, uma história de superação, após nascer num bairro popular. E é aquele que, entre os que sobraram fora do campo do prefeito, reuniu o apoio de mais partidos”, disse Geraldo Simões ao site.
A convenção de Pancadinha está marcada para o sábado (03), a partir das 15h, no estacionamento da Câmara Municipal de Itabuna. A coligação reúne, além do Solidariedade e do MDB, o União Brasil, o PMN, e o PRD.
O ex-prefeito ACM Neto (União) já confirmou presença na convenção e, numa aliança inusitada, subirá no mesmo palanque de Geraldo Simões e das lideranças emedebistas, conforme antecipado pelo site. Vale lembrar ainda que o partido de Pancadinha, o Solidariedade, está na base do governo estadual, embora o deputado seja membro da bancada de oposição.
Geraldo Simões tentou ser candidato a prefeito, mas perdeu a disputa interna dentro do PT – a maioria do partido preferiu apoiar a reeleição de Augusto Castro. Esta semana, o comando estadual do partido interferiu no diretório municipal da sigla, tirando da presidência um aliado do ex-prefeito.
Na convenção de ontem, Augusto Castro reuniu lideranças como o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o senador Otto Alencar (PSD). O prefeito conta com os apoios, além do PSD, do Republicanos, PP, PCdoB, PT, PV, PSN, Avante, PSDB, Cidadania, Agir, Podemos e PRTB.
Outro nome na disputa pela Prefeitura de Itabuna, o médico Isaac Nery (PDT) anunciou que fará a convenção na segunda-feira (05), a partir das 16h, na Câmara de Vereadores. Ele está no campo da oposição a Augusto Castro e a Jerônimo.
Política Livre