2 dezembro 2024
O candidato a prefeito de Itabuna Chico França (PL) destacou a atração de indústrias como um dos principais norteadores de sua gestão se vencer as eleições municipais de outubro. “No Centro Industrial de Itabuna existe um abandono total. Por isso vamos buscar novas indústrias, buscar parcerias com governo do Estado, governo federal, pois são os que têm domínio para realizar isenção do imposto”, disse França em entrevista à Rádio Difusora AM, de Itabuna.
França, que é engenheiro, destacou que a atração de investimentos em indústria, “traz emprego e novas esperanças”. Ele ainda salientou que a realidade atual de Itabuna “expulsa” os talentos para outras cidades. “Os jovens que saíam da universidade não tiveram oportunidade do emprego na cidade. Ficamos uma cidade pobre, exportando conhecimento, em um círculo vicioso de estagnação. O meu secretário de Indústria e Comércio tem que ser um caixeiro viajante”, salientou França, sobre a necessidade de ir atrás dos investimentos.
O candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro salientou ainda a necessidade de mudar a política de impostos no município. “A carga tributária em Itabuna é escorchante”, sentenciou. França entende que Itabuna precisa voltar a ser um foco gerador de emprego e renda, aproveitando, para isso, as oportunidades de infraestrutura na região. “Estamos a 34 quilômetros de Ilhéus que está recebendo ferrovia e porto”, disse França, ao pontar que também na cidade é preciso aumentar a infraestrutura que propicie a atração de investimentos.
Chico França diz que o município sofre atualmente as consequências de uma série de gestões que foram marcadas pela incompetência e, por esse motivo, alerta aos eleitores para não irem às urnas como quem vai a um jogo de futebol. “Uma eleição não é um jogo de futebol. Se você vota errado, vota para ter um problema durante quatro anos”, apontou o candidato do PL. “A política é a maior ferramenta que existe de transformação social”, enfatizou.
Durante a entrevista, o candidato do PL foi questionado sobre a disponibilização de água para o funcionamento das indústrias. “A água deixou de ser problema quando se construiu a barragem de Itapé. O que está faltando é um sistema para distribuir. A Embasa precisa fazer as canalizações”, comentou. Chico França destacou que o espaço do Centro Industrial de Itabuna (CITA) continua disponível. “É importante expandir, dar subsídio e trazer as indústrias para cá. Hoje a região do CITA não tem nem pavimentação”, criticou.