João Carlos Bacelar
Educação
João Carlos Bacelar é deputado estadual pelo PTN , membro da Executiva Nacional e presidente do Conselho Político do partido. Foi secretário municipal da Educação de Salvador e vereador da capital baiana. Escreve uma coluna semanal neste Política Livre aos domingos.
O desafio diário da educação
O ano letivo foi antecipado para permitir que as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil proporcionem mais facilidade para quem vai assistir aos jogos.Resultado: nesses últimos dias presenciamos Salvador se preparando mais cedo para que milhares de alunos se apossem de seus lugares nas salas. Na rede pública municipal as aulas começam na segunda, 27 e o que não falta é desafio.
De todos os lados. A grande maioria das unidades está de cara nova. As paredes receberam nova pintura, ganharam mobiliário, equipamentos para os laboratórios de informática e quadras mais atraentes. No início da semana passada o prefeito ACM Neto anunciou ao público as metas para 2014. A Educação é uma das pastas prioritárias da gestão.
Com alegria testemunhamos a divulgação de uma série de medidas que vão tornar mais proveitosa a educação destinada aos mais carentes. A começar pela Educação Infantil. Serão inaugurados 14 CMEIS em julho e em dezembro surgirão outros 26 na capital baiana. Por lá, ficam as crianças menores para que os pais possam trabalhar e elas sejam cuidadas e educadas durante todo o dia. Certamente uma resposta à uma antiga reivindicação da comunidade.
Ainda em janeiro as escolas municipais começam a adoção do sistema estruturado próprio com gradativa implementação. Uma vez que foi aplicado com sucesso no ano passado será replicado esse ano com a confiança necessária de um programa que já apresenta resultados positivos.
Para que a Educação consiga dar um salto de qualidade em Salvador, foi escolhido o foco: alfabetização. Essa, sim, deverá impulsionar com a autoridade merecida o ensino de meninos e meninas que precisam aprender mais e melhor.
De acordo com as metas anunciadas, a cidade ganhará no mês de setembro dois Centros de Educação Integral e 10 escolas de tempo integral. Um presente para as famílias que acreditam estar na escola o caminho de perspectivas e de futuro para os cidadãos em formação.
Em outubro, mês das crianças, serão inauguradas 12 novas escolas e também entregues 50 unidades totalmente reformadas. Com a infraestrutura mantida na retaguarda dos projetos será mais fácil e prazeroso para nossas crianças conseguir alçar vôos mais altos.
Junto com um projeto pedagógico monitorado e uma programação de reforço escolar a ser utilizada para reduzir os déficits, corrigir distorções idade-série e diminuir a evasão escolar, estaremos comemorando, em breve, resultados muito melhores, atestando índices que capacitem Salvador a garantir lugar de destaque na aferição de resultados dos alunos e das escolas.
É momento de Salvador trilhar um caminho melhor estruturado em busca de uma educação de qualidade para todos.