22 dezembro 2024
O candidato do Democratas à Prefeitura de Salvador, Bruno Reis, apresentou na noite desta terça-feira (6), durante live com o prefeito ACM Neto (Democratas), o programa ‘Vida Nova’, um dos principais pilares para a área social de seu plano de governo. O evento online foi realizado em celebração ao Dia do Prefeito, o último de ACM Neto como chefe do Palácio Tomé de Souza.
A ideia do programa é usar uma abordagem integrada e unir diversas políticas públicas sociais que contribuem diretamente para a melhoria das condições de vida: Promoção Social, Saúde, Educação, Trabalho, Habitação e, no caso da população negra (pretos e pardos), prioridade mínima de atendimento da ordem de 80%, equivalente a sua participação na população total.
Na live, Bruno revelou que a iniciativa foi inspirada no Projeto Travessia, apresentado por ele em sua tese de mestrado em desenvolvimento social, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). “O objetivo é fazer a emancipação das famílias mais vulneráveis, ou seja, progressão social. Hoje temos um conjunto de informações do perfil de quais serviços o cidadão consome da prefeitura. Sabemos se ele tem filho na creche ou escola, se vai ao posto de saúde, se foi beneficiado por programas nossos. Com o cruzamento dessas informações, vamos ter a situação real destas famílias e fazer políticas públicas ainda com mais eficiência”, contou.
“A partir da análise destas famílias, vamos saber as dificuldades que elas estão enfrentando. Se é uma mulher como chefe de família, mas não consegue trabalhar porque a filha ou o filho não tem creche. Então nós vamos viabilizar a creche em tempo integral. A gente vai enxergar a família como uma unidade e fazer um trabalho mais específico, fazendo depois essa mediação para a inserção no mercado de trabalho e aí, através da educação e do emprego, promover a verdadeira inclusão social, que é o objetivo desse programa”, complementou Bruno.
Durante quase uma hora de live, ACM Neto e Bruno falaram sobre conquistas da capital nos últimos oito anos e discutiram ações para o futuro. Na dinâmica da live, ambos responderam a perguntas enviadas por seguidores. As questões giravam em torno de diversos temas, como saúde, educação e retomada da economia pós-pandemia.
Na educação, Bruno afirmou que o desafio de sua gestão, caso seja eleito, será a universalização da creche – crianças de 2 e 3 anos. “Com as crianças de 4 e 5 anos já praticamente atingimos essa universalização. Com isso, vamos conseguir alfabetizar todos os alunos até os seis anos”, disse. Na saúde, Bruno citou ações que pretende realizar, destacando a construção da Maternidade Municipal, a ampliação dos multicentros, o Centro de Reabilitação de Cajazeiras e a expansão da oferta de consultas especializadas e exames.
Bruno afirmou que irá potencializar o uso da tecnologia para aprimorar a gestão pública e promover a geração de emprego e renda. Neste ponto, Neto ressaltou que a prefeitura já iniciou a implantação do Polo de Economia Criativa. “Vamos ter vários espaços de estímulo a diversos setores. Vamos ter algo revolucionário, com órgãos públicos, Sebrae, linha de apoio às pessoas que tem vocação, mas nem sempre tem o suporte para desenvolver seu negócio”, frisou.