Eduardo Salles

Setor Produtivo

Eduardo Salles é engenheiro agrônomo com mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Está no seu terceiro mandato de deputado estadual e preside a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo. É ex-secretário estadual de Agricultura e ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (CONSEAGRI). Foi presidente da Associação de Produtores de Café da Bahia e da Câmara de Comércio Brasil/Portugal. Há 20 anos é diretor da Associação Comercial da Bahia. Ele escreve neste Política Livre mensalmente.

CPIs da ViaBahia e da Coelba são as únicas formas de solucionar os problemas causados por essas duas concessionárias

Desafio alguém a encontrar um único consumidor que tenha palavras elogiosas a respeito dos serviços prestados pela VIABAHIA e a COELBA ao longo dos anos em que as duas empresas estão, respectivamente, responsáveis pela administração dos trechos baianos da BR-324 (Salvador-Feira de Santana) e BR-116 (Feira de Santana à divisa de Minas Gerais), e pelo fornecimento de energia elétrica.

A VIABAHIA consegue extrapolar qualquer limite do tolerável. Falta toda a infraestrutura básica para permitir a trafegabilidade com o mínimo de segurança.
Praticamente a totalidade dos investimentos previstos em contrato nestes 14 anos não foram executados, e as tarifas de pedágio são cobradas e aumentadas como se nada estivesse acontecendo.

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que tem o papel de fiscalizar e punir a concessionária VIABAHIA parece que já “jogou a toalha”. Já fizeram até TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que foi descumprido e nada aconteceu.

Até ministros já entraram neste embate com a VIABAHIA e perderam. No final do ano passado, 30 deputados estaduais, eleitos democraticamente para defender quem os elegeu, foram proibidos de fazer uma simples panfletagem na praça de pedágio.

A concessionária não realizou os investimentos previstos em duplicações, terceira pistas, viadutos, trevos, passarelas e outros, que somariam bilhões de reais. Caso o contrato tivesse sido cumprido, certamente teríamos poupado milhares de vidas que se foram e impediríamos que tantos outros estivessem incapacitados devido às centenas de acidentes ocorridos ao longo desses anos.

Enquanto isso, a empresa arrecada milhões de reais sem fazer até mesmo as manutenções básicas de drenagem, recapeamento, capina e sinalização.

Conforme o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), nos 11 primeiros anos de administração da VIABAHIA, o índice de inexecução contratual chegou próximo de 100%. Mas, mesmo assim, a concessionária segue cobrando pedágio sem oferecer nada em troca.

Já o Grupo Neoenergia, responsável pela COELBA, por exemplo, teve um lucro líquido declarado de R$ 4,7 bilhões, registrando crescimento de 20% quando comparamos com o ano anterior. Mas esses excelentes resultados financeiros têm um preço: a negligência no investimento em obras de infraestrutura que permitam à população receber um serviço de qualidade e a instalação de novos empreendimentos que gerariam milhares de empregos no nosso Estado.

Seja qual for a época do ano, com chuva ou sol, as constantes quedas de energia queimam eletrodomésticos e causam inúmeros prejuízos aos consumidores baianos. A COELBA ainda demora em atender as solicitações de novas ligações em prédios, bairros inteiros, indústrias, colégios e até hospitais, e não realiza investimentos em infraestrutura para aumentar a carga em municípios e regiões inteiras.

Na alta estação os locais turísticos se transformam em um caos para moradores, veranistas e turistas. A falta de energia constante gera, segundo a concessionária de água e esgoto, a falta de água nessas localidades e o drama aumenta.

A COELBA, conforme o PROCON divulgou em março de 2023, é a segunda empresa baiana com maior número de reclamações no órgão. O histórico da concessionária nos últimos 27 anos é de total descaso com o consumidor, que paga caro pelo serviço.

Como homem público e representante da população na Assembleia Legislativa da Bahia, estive ao lado dos meus colegas da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que tenho a honra de presidir, e da Comissão de Agricultura, na luta para tentar resolver esses dois problemas que atrapalham o desenvolvimento do Estado e causam prejuízos e mortes.

Muitas vezes têm tentado nos calar, mas não vão conseguir porque quem nos elegeu tem o direito de nos cobrar e tenho certeza que nenhum dos deputados envolvidos nesta luta terão medo de encarar esse desafio. Precisamos de empresas compromissadas em cuidar dos baianos com a seriedade e o respeito que merecem.

Iniciamos os questionamentos às duas concessionárias com convites a seus presidentes, reuniões em Brasília nas agências reguladoras, ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ANTT, audiência no Congresso Nacional, entramos com ações criminais na Polícia Federal e Ministério Público Federal e até criamos uma subcomissão para analisar o contrato da COELBA. Tudo isso com o interesse de abrir um canal de diálogo e mediar a execução dos contratos.

Mas, infelizmente, até o momento, não houve nenhuma melhora. Por isso, esgotadas todas as possibilidades de diálogo com as empresas e a paciência da população, chegou o momento dos 63 deputados estaduais unirem força, independente de suas colorações partidárias, e instalarmos, logo no início do período legislativo, as CPIs da VIABAHIA e da COELBA.

Não significa que resolveremos imediatamente estes graves problemas. A ideia é jogar luzes ao desrespeito aos contratos e com os serviços prestados e trabalhar em conjunto com os demais entes do poder público, como o Executivo, Ministério Público e os tribunais de Justiça e de Contas do Estado, para que alguma providência seja tomada o mais rápido possível. Ninguém suporta mais tanto descaso por parte da VIABAHIA e da COELBA.

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