Luiz Eduardo Romano

Direito

Advogado. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Pós-Graduado em Direito Eleitoral e Pós-Graduando em Direito Constitucional. Vice-presidente da Juventude do União Brasil - Bahia.

O surgimento do partido União Brasil (DEM + PSL) e as consequências iniciais junto ao cenário político nacional

Na última quinta-feira, dia 08 de fevereiro de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral, em Sessão Plenária, aprovou, por unanimidade, o pedido de registro do estatuto e do programa partidário do União Brasil, legenda gestada a partir da fusão das agremiações Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL) e que usará o número 44.

O novo grêmio político, que nasce como o maior partido de centro do país, será presidido pelo deputado federal pernambucano Luciano Bivar e terá ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo do Estado da Bahia, como secretário-geral.

A chegada do União Brasil ao cenário político nacional, dada a sua expressiva força política, notabilizada pelos 81 membros vinculados à Câmara dos Deputados, 08 senadores, 02 governadores, centenas de prefeitos e vices, além de milhares de vereadores espalhados pelo território pátrio, tende a embaralhar as equações partidárias para as eleições do ano corrente.

É sabido que parte dos congressistas, aquela diretamente vinculada à figura do Chefe do Palácio do Planalto e seu respectivo grupo, deve se desligar da nova legenda rumo ao Partido Liberal, agremiação a qual se filiou, no ano passado, o Presidente Jair Bolsonaro, com vistas a viabilizar sua candidatura à reeleição.

Mister frisar que o União Brasil vem sendo cobiçado por diversos pretensos candidatos à Presidência da República, bem como por eventuais postulantes aos demais cargos eletivos, uma vez que a legenda recém-nascida, composta por experientes quadros da política nacional, possui expressivo tempo de televisão e rádio para fins de propaganda, bem como tende a gerenciar altíssimo montante pecuniário, que pode chegar a praticamente R$ 1 bilhão de reais se somados os valores do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral aos quais terão por direito.

Infere-se, também, que o nascimento do União Brasil traduz a chegada de uma agremiação voltada para a defesa das liberdades individuais e econômicas e se coloca como uma grei distante dos extremos que acabam por inflamar a discussão política em nosso país.

Diante dos argumentos ora articulados, vociferamos o desejo de êxito e sucesso para o partido que acabara de surgir, com o escopo de levar ao crivo da população brasileira propostas e mecanismos que venham a colocar o país nos trilhos do progresso, do desenvolvimento e de justiça social, com muita tolerância e respeito às diferenças, além da imprescindível devoção aos pilares do Estado Democrático de Direito. União, Brasil.

Comentários