Foto: Reprodução/Instagram
Henrique Carballal (PV), vereador de Salvador 10 de janeiro de 2020 | 19:10

Carballal sobe o tom e diz que presidente municipal do PV é que deveria ser expulso

exclusivas

O vereador Henrique Carballal subiu o tom contra o presidente municipal do PV, Eliel Souza, ex-vereador, ao comentar o abaixo-assinado pedindo a expulsão dos três vereadores do partido. Além dele, Sabá e Paulo Magalhães Júnior – líder do prefeito ACM Neto (DEM) na Câmara Municipal de Salvador – são acusados de não participarem das atividades partidárias e não votarem de acordo com o programa do partido com as questões ambientais. O documento foi assinado por 79 dos 110 pré-candidatos a vereador da sigla e entregue, nesta última quinta (9), na primeira reunião da legenda deste ano.

Em entrevista ao Política Livre nesta sexta-feira (10), Carballal disse que quem deveria ser expulso era o próprio Ivanilson e o acusou de ser “oportunista eleitoral” e querer ser “dono do partido”. O vereador, inclusive, afirmou que não foi surpreendido e atribui ao abaixo-assinado como uma resposta às recentes críticas que fez ao PV justamente por isso, por estar seguindo um “projeto pessoal” e agindo como um “partido de aluguel”. Ele também reclama dos pré-candidatos acharem ser “desleal” concorrer com os atuais vereadores e, portanto, ameaçarem a sair do partido caso não sejam expulsos.

“Um partido não pode se posicionar de acordo com o interesse imediato de quem quer que seja. Se um partido faz isso demonstra, portanto, que é um partido de aluguel. Se for isso, por que aceitou antes [filiação dele, de Paulo e Sabá]? A forma como está sendo feita é no mínimo desrespeitosa. Fui líder de Neto, Paulo Magalhães é o atual líder do prefeito. Ora, se estão dizendo que o programa do partido é desrespeitado pela nossa intervenção na Câmara significa dizer de que eles estão dentro de um governo que não tem nada a ver com o programa partidário. Então eles estão lá num cargos de secretaria e de outros cargos apenas por oportunismo? Por ‘boquinha’?”, bradou.

“Essa lista que está aí deveria começar com a expulsão de Ivanilson, porque se teve alguém que realizou alguma ação contrária ao programa do partido foi ele, que foi suplente do então candidato a senador Irmão Lázaro, que era um deputado federal bolsonarista e tinha uma linha política completamente antagônica do Partido Verde. O PV tem esse nome porque defende uma bandeira da sociedade sustentável, defende o meio-ambiente, o direito das minorias. E Irmão Lázaro sempre foi oposto a esses tipos de defesa. Aí, se o cara aceita a ser suplente, apenas como oportunismo eleitoral demonstra que o primeiro na lista que de fato deveria estar, pela incoerência, seria ele”.

O vereador também lançou um desafio para que qualquer um dos que assinou a lista e, principalmente, Eliel a apontar qual foi sua atuação, em qualquer momento do mandato, que não estava condizente com o programa e ações do partido. “Desafio para um debate público pra gente discutir sobre o meio-ambiente, sustentabilidade, esse momento que o mundo está vivendo. Já que ele coloca isso, a opinião pública vai saber quem de fato tem capacidade e condições de defender o que o PV deveria defender ou agindo apenas de proselitismo ou instrumento de um projeto particular, pessoal, o que é muito triste”.

Sobre se candidatar à reeleição por outro partido, o vereador disse que continua no PV e não sabe dizer o que vai acontecer. “Um partido que está atuando desse jeito, com ações dessa forma, não é o PV que entrei. Era um partido que tinha a capacidade de dialogar com a sociedade sobre um projeto político de desenvolvimento com sustentabilidade. Esse oportunismo que está se configurando não é esse partido que me interessa apresentar para a sociedade com uma ideia que eu acho que é a melhor”.

Bonfim
Carballal também informou que sairá na ala do prefeito ACM Neto na Lavagem do Bonfim na próxima quinta-feira (16) e criticou novamente o partido por optar sair sozinho. Em entrevista mais cedo ao Política Livre, Eliel afirmou que o partido sairá em bloco separado, como todos os anos, com a presença dos presidentes Ivanilson Gomes (estadual) e José Luiz Penna (nacional), mas logo atrás da comitiva do democrata.

O partido lançou, no último dia 12 dezembro, o presidente Ivanilson como pré-candidato à sucessão de Neto e ainda não conversou com o prefeito sobre um possível apoio à pré-candidatura do vice-prefeito Bruno Reis, que foi anunciada nesta última segunda (6) com apoio de 13 partidos (PSDB, PSL, Republicanos, Cidadania, PMN, DC, PTB, MDB, Solidariedade, PSC, PL, Patriota e DEM).

“Eu vou com o prefeito ACM Neto e meu candidato a prefeito Bruno Reis. Até porque o PV faz parte do governo, tem uma secretaria [André Fraga na Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, comandada por André Fraga] desde o primeiro dia que o prefeito ACM Neto entrou na prefeitura. Se o PV desembarcar agora tem que explicar porquê. Ou seja, se o projeto que o prefeito está apresentando para a cidade, que é liderado e capitaneado por Bruno Reis, não é o mesmo que ele desenvolveu lá atrás, então o PV vai ter muito o que explicar para a sociedade”, completou.

Raiane Veríssimo
Comentários