Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados/Arquivo
12 de dezembro de 2022 | 17:09

PT tenta inviabilizar indicação de Elmar Nascimento para ministério de Lula

exclusivas

Lideranças do PT da Bahia preparam um dossiê para ser entregue ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva visando anular qualquer possibilidade do deputado federal Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara, ter o nome aceito para a Esplanada dos Ministérios.

Conforme apurou este Política Livre, o documento teria, inclusive, discursos feitos por Elmar contra Lula, que já foi chamado pelo parlamentar baiano de ex-presidiário e chefe de organização criminosa. Haveria ainda, no dossiê, fotografias e relatos sobre o uso indevido da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) em favor do deputado baiano, que indicou o presidente nacional do órgão, Marcelo Moreira, no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, o PSD baiano, segundo apurou este site, também não aprovaria a nomeação de Elmar como mais um ministro baiano de Lula – até agora já foram convidados o governador Rui Costa (PT) para a Casa Civil e a cantora Maragareth Menezes para a Cultura, embora a segunda ainda não tenha aceito oficialmente. Vale lembrar que o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes, que é do PSD, é adversário do líder do União Brasil no reduto eleitoral de ambos, o município de Campo Formoso.

Conforme antecipou este Política Livre, o União Brasil pode apresentar oficialmente o nome de Elmar, que fez parte da base do governo Bolsonaro, nesta terça-feira (13) ou quarta-feira (14) a Lula. O próprio deputado baiano é interlocutor do partido junto ao presidente eleito, que busca ampliar a base no Congresso Nacional para garantir a governabilidade.

Comentários