Foto: Flávio Sande/Política Livre/Arquivo
O líder do governo na Assembleia, Rosemberg Pinto (PT) 09 de fevereiro de 2023 | 21:40

Líder do governo na Assembleia confirma inscrição de Aline Peixoto para o TCM e rebate críticas da oposição

exclusivas

A ex-primeira-dama da Bahia Aline Peixoto deve ter a candidatura a conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) inscrita nesta sexta-feira (9) na Assembleia Legislativa. A informação foi divulgada a este Política Livre pelo líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), que também rebateu as críticas feitas pela oposição à indicação da esposa do ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

“Não há nenhuma imoralidade ou falta de mérito na indicação de Aline, que será a candidata da base do governo à vaga no TCM. Trata-se de uma pessoa qualificada, que foi gestora de hospital, ordenadora de despesa, assumiu as Voluntárias Sociais no passado recente e, por onde passou, sempre teve o reconhecimento das pessoas por ser proba, honesta e dedicada. É isso que importa”, afirmou Rosemberg.

O petista rebateu o líder da oposição, deputado Alan Sanches (União), que disse ao Política Livre, mais cedo, que a candidatura de Aline significa que o PT deixou de lado a meritocracia (clique aqui para ler). “Nunca vi o grupo carlista questionar as indicações de jornalistas feitas no passado para os tribunais de contas. E não acho que isso seja imoral ou falta de mérito. Vejam o desempenho de Nelson Pelegrino, que foi deputado federal pelo PT, no TCM, que tem agido de forma imparcial e comprometida, punindo até prefeitos petistas. Não temos dúvidas de que Aline também será, e, por isso, ela vai ser a candidata da base governista”, reafirmou Rosemberg.

O deputado garantiu que já tem mais do que o número mínimo necessário de assinaturas para inscrever Aline Peixoto como candidata à vaga no TCM, que foi aberta ano passado com a aposentadoria do conselheiro Raimundo Moreira. “Mas quero fazer a inscrição com a grandeza que Aline merece, com o respaldo dos líderes partidários. Estamos preparando tudo para fazer a inscrição amanhã (sexta)”.

Rosemberg contou ainda que Aline só deve se reunir com os deputados depois da inscrição como candidata. “Ela (Aline) é muito reservada, e não quis que parecesse que estava trocando favores ao conversar antes com os deputados”. Questionado se Rui Costa estaria dialogando com os parlamentares em prol da candidatura da esposa, o deputado disfarçou. “Aí eu não sei”.

Rosemberg negou que haja insatisfações na base sobre a condução do processo para o preenchimento da vaga no TCM, como revelou mais cedo este Política Livre (clique aqui para ler). “Desconheço que haja isso. Ninguém pediu reunião com o governador para tratar desse tema. Não tem cerceamento e qualquer deputado pode falar com o governador. Claro que há uma agenda, e muitas vezes somos recebidos pelo secretário Luiz Caetano (Relações Institucionais), mas não existe cerceamento”.

O líder do governo admitiu ainda que a votação para a escolha de Aline pode acontecer já na próxima semana, em plenário. Antes, ela precisa ter o nome referendado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Quanto mais tempo resolvermos essa questão, mais especulações surgem. Mas ainda não há definição de data, embora possa ser semana que vem. Vamos primeiro cuidar da inscrição. O fato é que vamos trabalhar para que Aline tem votos não só na base do governo, pois o colégio eleitoral dela é de 63 parlamentares”, concluiu.

Política Livre
Comentários