Foto: Reprodução/Facebook
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) 14 de março de 2023 | 21:36

Jerônimo diz ter papel de “mediador” em distribuição de cargos federais na Bahia

exclusivas

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que tem participado ativamente das discussões sobre a distribuição dos cargos federais na Bahia. Em conversa exclusiva com este Política Livre, ele afirmou que tem tido um papel de mediar conflitos.

O petista prometeu ainda que fará uma nova reunião do conselho político, a primeira depois da posse como chefe do Executivo estadual, em breve, mas não disse quando. O site mostrou que os partidos da base aliada têm cobrado a realização do encontro para tratar da ocupação de espaços em níveis federal e estadual e das eleições de 2024.

“Estou participando desse debate (sobre os cargos federais). Já estou fazendo isso. Existe o interesse dos partidos, que já chegou até Lídice (da Mata, deputada federal do PSB e coordenadora da bancada baiana no Congresso Nacional) e faremos agora o trabalho para chegar ao consenso”, declarou o governador. A parlamentar do PSB recebeu as demandas das siglas que fazem parte da base do governo estadual, como revelou o site.

“Onde tiver consenso, será melhor. Já tivemos alguns cargos (definidos na Bahia) na Polícia Federal, que foram nomeados, mas existe alguns outros e minha ação será a de mediar. O bom é que os cargos estejam à disposição da prestação do bom serviço público”, acrescentou.

Jerônimo disse que pretende encerrar a questão dos cargos em nível estadual após a reunião do conselho político. “Fechamos todas as combinações que fizemos, os compromissos com os partidos políticos, exigindo currículo e qualificação dos indicados. Agora ainda temos os cargos regionais (no interior). Então, a partir daí, a gente encerra essa situação e passa de fato a montar o compromisso diante do que faremos em quatro anos, que é o PPA (Plano Plurianual), o orçamento, a política”.

Sobre 2024, o governador disse a este Política Livre que o conselho político também definirá estratégias nos municípios considerados “importantes e que temos de enfrentar com mais cuidado”. Ele se referiu aos grandes centros urbanos, ao citar como exemplos Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Ilhéus.

“A gente teve um resultado eleitoral positivo nos pequenos e médios municípios (em 2022). É importante que esses grandes municípios estejam nessa pauta prioritária”, frisou. Vale lembrar que foi nos maiores centros urbanos que o adversário de Jerônimo em 2022, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), teve o melhor desempenho eleitoral.

Política Livre
Comentários