Foto: Mateus Pereira/Arquivo/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues 14 de março de 2023 | 08:13

Partidos cobram de Jerônimo reunião do conselho político para tratar da divisão de cargos federais

exclusivas

Os partidos aliados do governador Jerônimo Rodrigues (PT) cobram aos articuladores do chefe do Executivo estadual a realização da primeira reunião do conselho político após a posse do petista. Na pauta, a distribuição de cargos federais e regionais na Bahia. As siglas também almejam ouvir uma posição de Jerônimo sobre as eleições de 2024, cujo processo de discussão tem sido antecipado principalmente pelo PT.

A última reunião do conselho político, que envolve Jerônimo, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e os presidentes dos partidos aliados – PT, PCdoB, PV, MDB, PSD, Avante, Patriota, PSB e PSC -, aconteceu em dezembro de 2022, antes da posse do governador.

As siglas aliadas manifestaram ao secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), o desejo de que o encontro aconteça antes da viagem do governador à China, no final deste mês – o chefe do Executivo estadual acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no esforço visando atrair investimentos como a montadora BYD, do país asiático, para a Bahia.

Sobre os cargos federais, os partidos que estão com Jerônimo desde o primeiro turno das eleições entregaram uma lista de desejos à coordenadora da bancada baiana no Congresso Nacional, Lídice da Mata (PSB) – a socialista repassou o documento ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).

Outras siglas que fazem parte da base de sustentação do governo Lula ou que negociam a adesão, mas que na Bahia são oposição ao PT, como é o caso do PDT e do União Brasil, respectivamente, tratam diretamente com Padilha e outros emissários do presidente da República.

O Política Livre já publicou que as duas superintendências da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) na Bahia são disputadas por PT, PCdoB e Avante, aliados de primeira hora de Jerônimo, e por parlamentares União Brasil.

O site apurou ainda que o PSB deseja assumir o comando da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), enquanto o PSD tem interesse no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Outro cargo cobiçado é o da superintendência estadual da Fundação Nacional de Saúde na Bahia (Funasa). Vale lembrar que o PT já emplacou o comando do Incra no Estado.

Na última sexta-feira (11), em conversa com o Política Livre durante a posse do novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Francisco Netto, o presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, não confirmou e nem descartou o interesse do partido no Dnocs. “Estou fora dessa discussão. Deixei essa questão (cargos) para ser tratado pelos deputados federais”, disse.

“Estamos aguardando a reunião do conselho político para avançarmos também na divisão dos espaços do governo federal na Bahia. A participação do governador nesse debate é importante”, afirmou o presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes.

Os partidos também querem tratar da distribuição dos cargos estaduais no interior da Bahia, tendo como critério o desempenho eleitoral de 2022 na disputa proporcional. Vale frisar, no entanto, que Jerônimo ainda não concluiu o processo de formação do segundo escalão.

Política Livre
Comentários