Foto: Divulgação
Vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT) 19 de maio de 2023 | 16:38

Jerônimo diz que trabalha pela indicação de Carballal para a CBPM e fala sobre sucessão em Salvador

exclusivas

Em conversa exclusiva com o Política Livre nesta sexta-feira (19), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que trabalha para que o vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT) assuma “o mais rápido possível” o comando da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). O petista anunciou o pedetista para o cargo no dia 29 de março, em um café da manhã com outros integrantes da Câmara Municipal de Salvador, mas a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recomendou que a indicação não fosse feita.

“Estamos trabalhando para isso (pela nomeação de do vereador). Tem uma Lei das Estatais que veta quem tem mandato, seja vereador, prefeito, de assumir estatal. Quero Carballal perto de mim”, declarou Jerônimo ao deixar o evento em que fez anúncios para a Bahia ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, no Centro Administrativo (CAB).

Em seu artigo 17, a Lei das Estatais veda a indicação, para o Conselho de Administração e diretoria das empresas públicas, de ministros, secretários estaduais ou municipais, de dirigente estatutário de partido político e de titular de mandato no Poder Legislativo de qualquer ente da federação, ainda que licenciados do cargo.

Entretanto, logo no artigo primeiro, é dito que a lei não se aplica a empresas públicas que tiverem, em conjunto com suas respectivas subsidiárias, no exercício social anterior, receita operacional bruta inferior a R$ 90 milhões, o que não é o caso da CBPM – o faturamento da estatal baiana em 2022 foi de cerca de R$85 milhões. Esse é um dos argumentos em favor de Carballal. Vale frisar que o nome do vereador precisa ser referendado pelo Conselho Administrativo da estatal, após encaminhamento do Executivo estadual.

Jerônimo também falou sobre o cenário eleitoral de 2024 em Salvador. Nesta sexta-feira (19), ele se reúne com aliados da coordenação política para tratar do tema, como revelou o site. Ele espera que as discussões sobre o candidato na capital estejam afuniladas em junho.

“Vamos concluir a questão da distribuição dos cargos no interior e em junho vamos priorizar esa questão das eleições de 2024. O ideal é que a gente tenha consenso em Salvador e nas maiores cidades em torno da nossa base aliada˜, salientou.

Política Livre
Comentários