Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Em meio a disputa por cadeira na Câmara em 2026, PT fecha apoio a ex-aliada de ACM Neto e racha em Mucugê
Em meio a disputa por cadeira na Câmara em 2026, PT fecha apoio a ex-aliada de ACM Neto e racha em Mucugê
Por Política Livre
02/08/2024 às 15:07
Atualizado em 02/08/2024 às 15:12

As eleições municipais são repletas de peculiaridades e muitas articulações são fechadas desconsiderando totalmente a lógica da política nacional e estadual. Além disso, em muitas cidades há políticos que estão preocupados, na verdade, com o pleito de 2026. Em Mucugê, um dos destinos mais charmosos e procurados da Chapada Diamantina, acontece as duas coisas.
Como mostrou em primeira mão o Política Livre, em janeiro deste ano a deputada federal Lídice da Mata, presidente do PSB na Bahia, filiou no partido a prefeita de Mucugê, Ana Medrado, que estava no União Brasil e havia apoiado a candidatura de ACM Neto (União) a governador em 2022.
O movimento causou surpresa porque Ana foi uma das coordenadoras da campanha do ex-prefeito de Salvador na região, e isso foi fundamental para ACM Neto vencer o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) no município, nos dois turnos do pleito.
Apesar desse cenário pregresso, a prefeita de Mucugê recebeu o apoio da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) na disputa pela reeleição, além do Avante, em uma articulação feita por Lídice e pelo chefe de Gabinete do senador Jaques Wagner (PT), Lucas Reis (PT), que se movimenta no interior para ganhar musculatura visando a candidatura a deputado federal em 2026.
Diante da resistência de setores do PT em apoiá-la - a prefeita é vista como "carlista" por parte da militância petista -, Ana Medrado fez um afago a Lucas Reis durante a convenção que confirmou a candidatura à reeleição, no último dia 28.
Ela agradeceu a Lucas Reis pelas emendas que o novo aliado colocou no município, garantindo investimentos federais. Como revelou a coluna Radar do Poder desta semana, Lucas tem direcionado as emendas de Wagner no interior como forma de angarias apoios, provocando ciumeira na base de Jerônimo.
"Nós já recebemos emendas de Lucas Reis sem (ele) nunca ter tido voto aqui. É o verdadeiro político que ajuda os municípios sem tomá-lá-dá-cá, porque não recebeu nada ainda, mas já demonstrou trabalho e colocou emenda", discursou a prefeita.
Em meio a essa fala, a especulação no meio político é que Ana Medrado poderá trair Lídice em 2026 e apoiar Lucas Reis - a prefeita tem o compromisso pessoal de trabalhar pela reeleição da deputada, assim como o prefeito da cidade vizinha Andaraí, Wilson Cardoso (PSB). Aliados de Lídice garantem, no entanto, que a manifestação de Ana na convenção foi apenas uma tentativa de minar a resistência petista ao nome dela.
Vale lembrar que outra liderança importante do PT baiano, o deputado federal Josias Gomes, está contra Lucas Reis e o próprio partido em Mucugê. O parlamentar gravou um vídeo declarando apoio à candidatura de Roque Silva (PSD) a prefeito. Roque tem ainda o apoio do MDB.
veja vídeo abaixo:
[video width="480" height="864" mp4="https://politicalivre.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Video-2024-08-02-at-14.42.46.mp4"][/video]
