Foto: Divulgação/Arquivo
Titular da Seagri, Wallison Oliveira Torres, mais conhecido como Tum 28 de março de 2025 | 13:32

Avante ofereceu três nomes ao governador para a troca de Tum na Secretaria de Agricultura; partido fica com duas diretorias da Embasa

exclusivas

Conforme informado com exclusividade esta semana pelo Política Livre, o titular da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Wallison Oliveira Torres, mais conhecido como Tum, que é ex-deputado estadual e filiado ao Avante, já se despediu do cargo junto aos colaboradores da pasta e deve ser exonerado até segunda-feira (30) por meio do Diário Oficial.

Embora já esteja decidido que o substituto será o ex-deputado estadual e atual secretário-geral do partido na Bahia, Pablo Barrozo, que já foi aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), a cúpula do Avante enviou outros dois nomes como sugestão ao governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O primeiro foi o do deputado estadual Felipe Duarte, que, embora seja do PP, vai migrar para o Avante na janela partidária. Entretanto, a indicação do parlamentar não avançou porque a suplente na Assembleia é a pepista Soraia Cabral, ex-primeira-dama de Candeias e que ainda não alinhou a adesão à base de Jerônimo – ela é esposa do ex-prefeito do município Dr. Pitágoras (PP), que cogita ser candidato a deputado estadual ou federal e apoiou ACM Neto (União) na disputa pelo Palácio de Ondina, em 2022.

Outro nome que chegou a ser sugerido foi o do ex-prefeito de São Desidério Zé Carlos, que deve, no entanto, assumir uma superintendência na Seagri. A saída de Tum foi decidida em comum acordo entre o governador e o presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto. Jerônimo considerava o desempenho do auxiliar como fraco, enquanto o dirigente queria um nome na pasta mais próximo a ele – Tum foi indicado ao posto pelo deputado federal Pastor Sargento Isidório, que perdeu a presidência do Avante para Carletto.

A indicação do advogado Pablo Barrozo para a Seagri foi antecipada em outubro do ano passado pela coluna Radar do Poder. Ele já foi assessor parlamentar de ACM Neto na Câmara Federal, deputado estadual pela oposição e ocupou cargos na Prefeitura da capital na gestão do ex-aliado, inclusive o de secretário de Cultura e Turismo.

Rompido com ACM Neto em meio a queixas de que não teria recebido o apoio esperado para tentar retornar à Assembleia, em 2022, Pablo se filiou ao Avante no no primeiro trimestre de 2023, assumindo o cargo de secretário-geral do partido, numa articulação de Ronaldo Carletto. O próximo titular da Seagri tem planos de concorrer novamente a deputado estadual em 2026, mas isso pode mudar com a indicação para a secretaria.

Além da Seagri, o Avante também conseguiu emplacar duas diretorias da Embasa: a de Operação do Interior, com Vinícius Sousa, e a de Empreendimentos, com Christiano Barbosa. O partido pleiteava a presidência da concessionária, mas apoiou a escolha de Jerônimo por Gildeone Almeida Santos.

Política Livre
Comentários