23 novembro 2024
Lucas Faillace Castelo Branco é advogado, mestre em Direito (LLM) pela King’s College London (KCL), Universidade de Londres, e mestre em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É ainda especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e em Direito empresarial (LLM) pela FGV-Rio. É diretor financeiro do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB) e sócio de Castelo e Dourado Advogados.
Há quem imagine que a História consista em relato de fatos que se sucedem. Mas não é assim. À medida que o historiador estabelece relações de causa efeito, por exemplo, ele está fazendo escolhas e iluminando o acontecimento sob determinada perspectiva. Não se trata, portanto, de simplesmente descrever o que aconteceu, mas sim de interpretar o que aconteceu, de explicar.
Ainda que dois historiadores se pautem nas mesmas fontes, a explicação pode divergir. Daí que se diz que não há a História da Revolução Francesa, mas várias Histórias da Revolução Francesa.
A matéria-prima bruta, os fatos, é uma questão empírica sujeita ao critério de verdade e falsidade. Já a interpretação do acontecimento, por meio da qual se explica mediante recortes da realidade, ressaltando-se certos aspectos, não.
A História, portanto, embora se volte para acontecimentos do passado, não é um saber estanque. Não apenas porque os fatos podem ser interpretados sob diferentes óticas, como também porque novas descobertas documentais e arqueológicas podem mudar explicações já bem estabelecidas.
A História está sendo construída a todo o tempo por seus profissionais, conforme novas descobertas e perspectivas emergem. Até mesmo o advento de novos conceitos teóricos refina o olhar sobre a realidade. Heródoto não se valeu do conceito de classe social, inexistente à sua época.
Vista dessa maneira, despe-se da noção ingênua de que a História é uma só e que ela tem a nos oferecer a Verdade. A História é uma disciplina dinâmica, aberta a novos ângulos, perspectivas e conceitos, desafiando a ideia de uma verdade única e absoluta.