Foto: Divulgação / Arquivo
Sede do TCE e do TCM, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador 04 de janeiro de 2023 | 18:20

PP fecha questão e votará contra nome apoiado por Jerônimo para vaga no TCM

exclusivas

A bancada do PP que foi eleita para a próxima legislatura na Assembleia Legislativa da Bahia já tem uma questão fechada: os seis deputados da sigla votarão contra o nome que for apoiado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para a vaga aberta no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA).

O PP, como publicado por este Política Livre, já havia definido que suas bancadas estadual e federal teriam posição de independência em relação ao governador e declararia apoio irrestrito ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). Mas o fechamento dessa questão sobre o TCM pode definir os progressistas mais como oposicionistas que independentes.

O governador petista ainda nem definiu quem será o nome apoiado por ele, mas já deve enfrentar essa oposição do PP. A saída para os governistas será tentar negociar com outros partidos da oposição para tentar emplacar não somente um nome para tribunais de contas, mas também de outras matérias na Casa.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), em conversa com jornalistas em 12 de dezembro, havia dito que o governo precisaria conversar muito com a oposição. “Hoje está mais ou menos ‘pau a pau’. Se a oposição quiser, não vota nada”, ressaltou.

Menezes chegou até a mencionar nomes que eram cogitados para a vaga no TCM que cabe à Assembleia Legislativa: Marcelo Nilo (Republicanos), Alex Lima, Fabrício Falcão, Fabíola Mansur, Sérgio Brito e Josias Gomes. Há outros que podem ser indicados – também o nome da ex-primeira-dama Aline Peixoto foi cogitado.

O nome que for apoiado pelo governador Jerônimo Rodrigues terá, entretanto, muita dificuldade para ser aprovado na Assembleia.

Davi Lemos
Comentários